Eleitores devem regularizar situação até hoje quarta sem sair de casa

Quem não votou e não justificou a ausência nas últimas eleições tem até hoje quarta-feira (6), para regularizar a situação. E o melhor de tudo: sem sair de casa.

É que em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Justiça Eleitoral está realizando os atendimentos exclusivamente pela internet.

Para saber se está tudo ok para votar nas próximas eleições municipais é fácil: basta acessar o endereço www.tse.jus.br; por lá é possível consultar as pendências, emitir a guia para pagamento da multa e até solicitar a primeira via do título.

Os pedidos de mudança de município, alteração de dados pessoais e de local de votação também serão atendidos remotamente. Mas atenção! É importante não deixar para última hora porque alguns casos exigem que o eleitor envie documentos adicionais.

Ainda por causa da pandemia, a justiça eleitoral suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos de mais de dois milhões e meio de eleitores em 17 estados brasileiros. Por isso, mesmo quem não fez o cadastramento biométrico poderá votar normalmente.

Vale lembrar que os cidadãos que não estiverem em dia com as obrigações eleitorais ficam proibidos de tirar passaporte, carteira de identidade e renovar matrícula em escolas e universidades públicas, além de não poder se inscrever ou tomar posse em concurso público, entre outras punições, até que a situação seja regularizada.

Fonte: ebc.com.br