16 pessoas alegam reação alérgica a vacina da dengue

O Ministério da Saúde do Brasil relatou na última sexta-feira (8) que 16 pessoas apresentaram reações alérgicas graves após a aplicação da vacina contra a dengue. Apesar da preocupação, não houve mortes resultantes e os benefícios da vacina ainda superam o risco, conforme assegurado pela ministra da saúde, Nísia Trindade.

Reações alérgicas em 0,00004% dos vacinados

Os casos alérgicos surgiram em um universo de 365 mil doses aplicadas, representando apenas 0,00004% dos vacinados. “Há uma unanimidade da nossa área técnica de que os benefícios representam muito mais que risco,” declarou a ministra Trindade durante uma coletiva de imprensa.

Recomendações aos órgãos de saúde locais

Como medida preventiva, o Ministério da Saúde sugeriu que os órgãos de saúde locais observem os vacinados por 30 minutos se tiverem histórico de alergia, e 15 minutos para os demais, independente do tipo de dose. Se houver reações de hipersensibilidade não graves após a primeira dose, as unidades de saúde devem avaliar cada caso para a possibilidade de administrar uma segunda dose controlada.

Orientação para aplicação de outras vacinas

Para a aplicação de outras vacinas após a da dengue, a orientação é aguardar um tempo específico. Para vacinas de vírus inativado, pode ser feita após 24 horas, e para as de vírus atenuado, deve-se aguardar por quatro semanas.

Aumento de casos da dengue no Brasil

O Ministério da Saúde já registrou 1.318.336 casos prováveis de dengue em todo o Brasil. Até o momento 343 pessoas morreram e outros 775 óbitos estão sendo investigados. O Distrito Federal continua apresentando a maior incidência da doença proporcionalmente ao número de habitantes, com 121.433 casos.

Liberdade FM - O Antagonista