Profissionais da Saúde participam de formação sobre Práticas Integrativas e Complementares

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, participaram de uma formação sobre Práticas Integrativas e Complementares com técnicos de Práticas Integrativas em Saúde (PIS), da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde SES/MT. 

A formação aconteceu na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Água Boa, com participação de profissionais de outras unidades de saúde da cidade e de outros municípios da região.

Da secretaria municipal participaram da “Roda de conversa e planejamento regional em promoção de saúde”  as enfermeiras Carla Isabel de Brito Caetano, Fabiane Campos Valério Alvarenga, Patrícia Torres, Raiane Silva, Marilaini Tibola e a farmacêutica Talita Mattioni Sari.

A roda incluiu os seguintes temas: Práticas Integrativas em Saúde, Promoção da vida e prevenção do suicídio; Enfrentamento do tabaco e seus derivados; Enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas; Projeto farmácia viva no município de Água Boa-MT.

De acordo com a equipe, a proposta é estruturar e capacitar as equipes de saúde, tanto dos Escritórios Regionais de Saúde – ERS’s, quanto das Secretarias Municipais de Saúde da Região do Araguaia para a promoção das PIS, humanizando os atendimentos e promovendo saúde popular.

A equipe é composta pela Coordenadora Rosiene Rosa Pires e por membros da área técnica em PIS: Devanil Roza Fernandes (Dr. Foguinho), psicóloga Milady da Silva Oliveira e Jucélia Maria Braga.

Segundo dados do Ministério da Saúde, existem, atualmente, 8.239 estabelecimentos de saúde na Atenção Primária ofertando atendimentos individuais e coletivos em Práticas Integrativas e Complementares nos municípios brasileiros. As PICS estão presentes em 54% dos municípios, distribuídos pelos 27 estados e Distrito Federal e todas as capitais brasileiras.

 Em Água Boa algumas PICS já são ofertadas pela secretaria municipal, através do Sistema Único de Saúde, SUS, de forma integral e gratuita. Entre elas: yoga, auriculoterapia, florais de Bach e dança circular. 

O farmacêutico, fitoterapeuta e trofoterapeuta Dr. Foguinho a convite da enfermeira Fabiane visitou o Jardim Terapêutico do CAPS I Vida Nova na terça-feira (12) para conhecer um pouco do projeto que está sendo desenvolvido na unidade.

Liberdade FM - Ascom