Inmet emite alerta de hipertermia por onda de calor que atinge o país

Aviso de mal estar causado pela alta temperatura vale até sexta-feira

A histórica onda de calor que atinge o país ganhou força em grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste, além de áreas do estado do Tocantins. Por isso, o Inmet emitiu alerta para perigo de morte por hipertermia nesses locais.

A hipertermia é a elevação da temperatura do corpo a ponto de comprometer ou mesmo colapsar seu metabolismo. O alerta vale até quinta ou sexta-feira, dependendo da região.

Na segunda-feira, os termômetros atingiram 44,6 graus em Mato Grosso do Sul e 42 graus em São Paulo. Nesta terça, a temperatura em Cuiabá, Mato Grosso, atingiu 41 graus.

O Distrito Federal também segue em estado de alerta devido à Baixa Umidade Relativa do Ar, que chegou a 12% nas horas mais quentes do dia, nesta terça-feira.

A previsão era de que, em outubro, a temperatura máxima na capital do país ficasse em torno de 28 graus, mas ela segue em elevação, e já atingiu mais de 36 graus.

O meteorologista do INMET, Heráclio Alves, disse que a onda de calor deve permanecer até o fim de semana.

Heráclio Alves afirmou ainda que, apesar do tempo quente, deve chover em algumas localidades da região Centro-Oeste.

A Defesa Civil recomenda cuidado redobrado com a saúde, principalmente a de crianças e idosos. É preciso beber bastante água e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br