Profissionais da Saúde oferecem atendimento aos moradores de rua




A reportagem da rádio Liberdade FM presenciou a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial “Vida Nova” (CAPS I) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa/MT, mantendo conversa nesta manhã de quarta-feira (08) com os moradores de rua (andarilhos) que perambulam pelas as vias da cidade.

A equipe foi composta pela Dra. Bruna Jost (Medica), Carolina Hamu (Terapeuta ocupacional), Maycon Rodrigues (Técnico de Enfermagem) e Denise Paixão (Enfermeira), na conversa, os profissionais colocaram os serviços de atendimento do Caps a disposição no sentido de orienta-los e conduzi-los ao tratamento adequado em uma Unidade Terapêutica. Porém, alguns não demonstram interesse em seguir um tratamento adequado em outro município e também se recusam a voltar para as casas de seus parentes.

Em fevereiro deste ano, o jornalismo da Liberdade FM também esteve na Secretaria de Assistência Social do município, e verificamos que também é realizado um trabalho constante sobre esse problema. 

Na ocasião, a Secretária de Assistência Social e primeira dama, Juliana Kolankiewicz, afirmou que o município está buscando alternativas com órgãos estaduais e federais para tentar estabelecer resolutividade sobre a situação, que já se faz presente em Água Boa a alguns anos. Ela afirmou que todos os esforços estão sendo feitos, na busca por alguma medida no sentido de ajudar estas pessoas.

Levantamento no Brasil:

Segundo levantamento, as principais causas que levam estas pessoas a morar nas ruas são; os problemas com familiares e companheiros (47%), o desemprego somando-se à inércia da pessoa pelo descrédito dado a si mesmo (40,5%), o uso abusivo de álcool e outras drogas (30,4%) e a perda da moradia (26,1%).

Acompanhe a entrevista no topo da matéria com a Enfermeira Denise Paixão sobre os Moradores de rua.

Redação: Liberdade FM