Posse do ministro Kassio Nunes no STF leva 12 minutos com restrições

40 pessoas participaram da cerimônia no plenário da Suprema Corte

A cerimônia que marcou a posse de Kassio Nunes Marques como ministro do Supremo Tribunal Federal durou apenas 12 minutos. Participaram da solenidade os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Senado, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz; e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Supremo, Luiz Fux. Esse tipo de cerimônia não costuma ter discursos, mas Fux fez uma fala de boas-vindas, em nome de todos os ministros da Corte.

Em setembro, a posse de Luiz Fux como presidente do Supremo reuniu 50 pessoas no plenário e, nos dias seguintes, pelo menos 10 delas testaram positivo para o novo coronavírus - inclusive o próprio Fux. Para esta quinta-feira (05), a Corte anunciou que o acesso seria ainda mais restrito, mas pelo menos 40 pessoas estavam no plenário durante a cerimônia.

Kassio Nunes Marques nasceu em Teresina, Piauí e tem 48 anos. É graduado em direito pela Universidade Federal do Piauí; é pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Messina, na Itália, e em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Foi advogado e, desde 2011, atuava no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, onde chegou a ser vice-presidente.

Nunes Marques é o primeiro ministro do Supremo indicado por Jair Bolsonaro, no mês de setembro. No mês passado, o Senado aprovou a indicação e autorizou que ele assumisse a vaga deixada por Celso de Mello.

Edição: Joana Lima

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br