Emanuel chama bancada do MDB na AL de "vaquinha de presépio" de Mauro por VLT

Oprefeito Emanuel Pinheiro (MDB) criticou duramente os deputados emedebistas que votaram a favor da autorização para que o governador Mauro Mendes (DEM) negocie com a Caixa Econômica a troca do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Bus Rapid Transport (BRT) como modal de transporte na Baixada Cuiabana. Emanuel classificou os correligionários de “vaquinha de presépio” do governo.

O prefeito evitou citar nominalmente os colegas de partido. A bancada do MDB na Assembleia inclui os deputados Janaina Riva, Romoaldo Junior, Doutor João e Thiago Silva. O prefeito vem em rota de colisão com Janaina desde as eleições, quando ela não o apoiou à reeleição.

“Eu não fulanizo. O partido, fazendo um mapa das urnas no Estado, quem saiu fortalecido? Quem ganhou as eleições? De que forma? Não saia ofendendo lideranças, convidando governador para se filiar ao partido, um governador que não representa em nada o partido e as bandeiras que o MDB sempre defendeu.

Pode até convidar, mas ouça a base, ouça o sentimento da população, de quem respeita o servidor público, de quem respeita a população e foi eleito com a maioria esmagadora dos votos dos servidores públicos”, começou Emanuel.

E seguiu: “Ouça aqueles que defendem a modernização do transporte público, com VLT ou BRT. E não em uma votação onde a minha bancada inteirinha, como vaquinha de presépio, votou sem discutir nem conhecer nada da realidade, do que é melhor para a população cuiabana. Isso me indigna, pô, que partido é esse? Que partido é esse que está totalmente desconectado com as ruas, com o sentimento popular?”.

Emanuel disse que não lhe interessa estar em um partido “sem nenhum compromisso com o povo, sem nenhum compromisso com o sentimento das ruas”. Ele ponderou que “gosta” do partido e respeita a biografia do presidente estadual, Carlos Bezerra, “uma das maiores lideranças do Estado”. O prefeito conclamou o correligionário a relembrar sua vida pautada na democracia, na resistência e na articulação com segmentos organizados da sociedade”. “Ele deve trabalhar para que o MDB retome o seu rumo histórico, inclusive sob liderança dele, que cresceu na vida política ouvindo o sentimento das ruas e suas bases”, pediu.

A Assembleia aprovou a autorização para a troca do modal de transporte nesta semana votando projeto enviado pelo Executivo com “urgência urgentíssima”. A votação só durou dois dias porque houve pedido de vistas do deputado Lúdio Cabral (PT).

“Essa votação do VLT e BRT na Assembleia foi o símbolo do descompasso do meu partido com as ruas e com as urnas. Como é que uma bancada da AL que tem o prefeito reeleito sem o apoio deles, com voto popular, eles não me consultaram se deveriam votar ou não votar, pelo menos uma discussão. “Prefeito, o senhor tem um estudo aí, o que é melhor para Cuiabá?”. Mas não, não me consultaram. Nenhum telefonema eu recebi”, disse Emanuel.

O prefeito ainda declarou que os deputados não teriam qualquer conhecimento sobre o transporte público na Capital e lembrou as “pessoas humildes, carentes, e que votaram em nós”, que dependem do modal.

“Votaram sem consultar, uma votação na calada, de urgência urgentíssima, e não ouviram o prefeito da Capital, do partido deles, reeleito agora. O único reeleito do MDB em capitais. Não podemos tampar o sol com a peneira, dizer que isso é normal. Isso não é normal, é uma agressão à população cuiabana. E eu disse na campanha: mexeu com Cuiabá, mexeu comigo”, criticou.

Fonte: RD News