Projeto de lei do Dr. Eugênio prevê incentivo ao cicloturismo em Mato Grosso

“A valorização da cultura e dos atrativos turísticos são alguns dos objetivos da medida”.

Na sessão plenária de segunda-feira (14), o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) apresentou o Projeto de Lei n° 1034/2020, que institui a política de incentivo ao cicloturismo no estado de Mato Grosso. O objetivo é o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico, a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física, a valorização da cultura e dos atrativos turísticos mato-grossenses, o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e movimentação da economia do Estado e seus municípios e a promoção da mobilidade e acessibilidade.

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte a bicicleta. De acordo com o PL, os circuitos e rotas cicloturísticas serão traçados e implantados considerando as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região.

Os municípios integrantes dos circuitos e rotas cicloturísticas poderão definir, dentro dos limites do respectivo município, o traçado das rotas que farão parte dos circuitos, de forma integrada com as rotas das cidades vizinhas, implantar sinalização específica e visível, devendo ser utilizada a denominação oficial dos circuitos, mapear e divulgar os atrativos e produtos turísticos existentes na região dos circuitos e rotas, como: monumentos históricos, atrativos naturais, hospedagens, locais para alimentação e hidratação, bicicletarias, paraciclos e bicicletários e unidades de saúde.

Ficará sobre responsabilidade do executivo estadual a definição do padrão da sinalização dos circuitos, o traçado geral a fim de integrar os municípios e suas rotas, instituir, administrar e divulgar em todo o estado.

Em justifica na proposição o parlamentar destaca as belezas turísticas da região do Araguaia. “Aqui em Mato Grosso, a exemplo da região do Araguaia, cidades como Barra do Garças, Água Boa, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Cocalinho, possuem lugares magníficos para pratica do cicloturismo”, exemplifica Dr. Eugênio.

Fonte: Diego Saporski Assessoria