Covid-19: “Vacinas chegam em MT ainda hoje”, diz governador

Mauro Mendes participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores na manhã desta segunda-feira (18)

Mato Grosso irá receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 ainda nesta segunda-feira (18). A informação foi divulgada pelo governador Mauro Mendes agora há pouco em redes socais.

Mendes participa nesta manhã de uma reunião em Guarulhos (SP), com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores para discutir a distribuição das vacinas.

De acordo com o governador, a primeira remessa para o estado será enviada nesta segunda, às 16h (horário de Cuiabá). Serão cerca de 61.700 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovav, para Mato Grosso.

Ele ainda reforçou a segurança do imunizante que evitará hospitalizações e mortes. O gestor também comentou sobre a distribuição aos 141 municípios do estado. “Estamos com toda a logística preparada para distribuir em tempo recorde as vacinas aos municípios”, escreveu Mendes.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em entrevista coletiva no domingo (17), o governo federal prevê o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 para esta quarta-feira (20), às 10h.

Plano Estadual 

Em uma força tarefa para agilizar a distribuição das vacinas aos municípios de Mato Grosso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT), elaborou o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 que prevê a escolta do imunizante e insumos por equipes das Forças de Segurança do estado. Se necessário, o Ciopaer disponibilizará uma frota aérea para dar apoio à ação.

Os materiais serão distribuídos até os 14 polos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa.

A SES também vai ampliar a Rede de Frio Estadual e já viabiliza uma Central Estadual e mais quatro Centrais Regionais (Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop), assim como a aquisição de equipamentos de refrigeração e frota adequada para distribuição terrestre. O investimento estimado é de R$ 2,2 milhões.

Nos próximos dias, os municípios mato-grossenses começam a receber as agulhas e seringas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a covid-19. A SES também providenciou a aquisição suplementar de 6,5 mil seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões. 

Fonte: Semana 7