Relatório da Comissão de Segurança Pública aponta falta de efetivo e estruturas precárias em unidades da Politec de Confresa e outros municípios

Comissão pede reformas e contratações urgentes nas unidades citadas

Um relatório da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aponta falta de efetivo e estruturas precárias em unidades da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) que atendem 14 municípios do estado.

As fiscalizações foram realizadas em 2020 nos seguintes municípios: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Guarantã do Norte, Juína, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Vila Rica e Confresa.

A Comissão pede reformas e contratações urgentes nas unidades citadas acima.

Na maioria dos municípios, devido ao número reduzido de servidores, plantões tiveram que ser suspensos ou teve excesso na carga de trabalho.

Nas unidades de Vila Rica e Confresa, por exemplo, foi possível verificar, pela escala de plantões do mês de dezembro/2020, que 15 dias ficaram sem atendimento dos peritos oficiais criminais por causa do baixo quantitativo de servidores, segundo a Comissão.

Ainda conforme o relatório, dos 14 espaços visitados, apenas quatro têm prédio próprio. São eles: Barra do Garças, Juína, Rondonópolis e Sinop.

Os demais estão instalados em prédio alugado ou funciona nas dependências da Delegacia Municipal, como é o caso de Água Boa. A unidade não possui espaço para instalação do Instituto Médico Legal (IML) e depende do Hospital Regional para realização das perícias.

Além das reformas e contratações, a Comissão da ALMT pede compra de novos equipamentos e veículos.

Fonte: G1