Indígena é resgatado por helicóptero após 3 dias perdido na Ilha do Bananal, no Tocantins

O Corpo de Bombeiros também estava atuando nas buscas.

O helicóptero da segurança pública do Tocantins foi acionado na manhã desse domingo (28), para auxiliar no resgate de um indígena da etnia Karajá que estava perdido na Ilha do Bananal, a mais de 200 km de Palmas. A aeronave permaneceu na região até esta segunda-feira (29), quando conseguiu concluir a missão com sucesso.

Depois de três dias perdido, o índio Tekuwala karajá, de 30 anos, foi encontrado em uma área de mata e entregue a seus familiares na Aldeia Santa Izabel.

Em razão do indígena apresentar sinais de debilitação, a tripulação do helicóptero se dispôs a levá-lo até a unidade de saúde mais próxima. Porém, o cacique da Aldeia disse que não era preciso e que a própria família cuidaria do rapaz. 

Conforme o diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), major Gustavo Bolentini, o resgate foi realizado a partir de informações dos próprios indígenas de que na mata havia um possível abrigo. Enquanto o helicóptero realizava as buscas pelo ar, em solo uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar buscava também localizar o indígena.

Tekuwala Karaja estaria perdido desde a noite da sexta-feira (26). Segundo relatos de familiares, o indígena estava com o padrasto seguindo numa motocicleta da Aldeia Fontoura para a Aldeia Isabel, mas o veículo apresentou problemas e o rapaz foi deixado nas proximidades enquanto o padrasto retornou para realizar o reparo.

Mais tarde, ao voltar ao local onde Tekuwala deveria estar, o padrasto o não encontrou, imaginando que o rapaz tivesse saído a pé. Contudo, ao chegar ao local de destino, o afilhado não se encontrava. Com isso, deu-se início às buscas.

Os bombeiros militares se juntaram com familiares e outros moradores realizando as buscas na região. Tekuwala foi visto na manhã de sábado após pedir água numa das ilhas vizinhas a Mato Grosso, mais precisamente nas proximidades da cidade de São Félix, por onde é mais fácil o acesso à Aldeia Isabel.

Os grupos percorreram várias localidades durante todo o dia, porém, sem notícias do rapaz. O paradeiro dele só foi informado no final da tarde do domingo, quando teria feito contato com a família. O indígena estava numa fazenda na região.

Amigos, familiares e bombeiros se uniram nas buscas

Amigos, familiares e bombeiros se uniram nas buscas / Foto: Divulgação

Corpo de Bombeiros fazendo buscas pela mata

Corpo de Bombeiros fazendo buscas pela mata / Foto: Divulgação

Liberdade FM - AF Notícias