Senado aprova prorrogação do prazo para declarar imposto de renda

Projeto ainda precisa passar novamente pela Câmara e ser sancionado

Mais tempo para entregar a declaração do imposto de renda neste ano. É o que prevê o projeto aprovado pelos senadores nessa terça-feira. O texto muda para 31 de julho o prazo final para o contribuinte acertar as contas com o Leão. O prazo hoje, e que ainda está valendo, é 31 de abril, já que esse projeto precisar passar novamente pela Câmara e também precisa ser sancionado pelo presidente da República.

A proposta foi aprovada com alterações, por isso, o texto volta para a análise dos deputados. De acordo com o projeto, não há mudança no cronograma do pagamento da restituição. Assim, o primeiro lote deve ser liberado em 31 de maio de 2021.

No entanto, o relator, senador Plínio Valério, do PSDB, mudou as datas do parcelamento do pagamento do imposto.

O texto prevê que o saldo do imposto a pagar poderá ser parcelado em até 6 quotas iguais, devendo a última ser paga até o último dia útil deste ano.

O relator justificou a mudança afirmando que atendeu a um pedido do governo.  Segundo o parlamentar, prorrogar o pagamento para janeiro e fevereiro do ano que vem retiraria do orçamento de 2021 um valor estimado em R$ 2,5 bilhões, que seria transferido para 2022.

A proposta aprovada também incluiu emenda para que o contribuinte com impostos de 2020 a pagar quite todas as parcelas ainda este ano, sem multas ou juros.

Liberdade FM - Robeto Piza/ Sumaia Villela