Água Boa terá 10 leitos de UTI exclusivos aos pacientes do coronavírus

O Governo do Estado vai disponibilizar 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes da Covid-19, no Hospital Regional do município de Água Boa.

A abertura de mais leitos definitivos é possível em razão de uma parceria com a Prefeitura de Água Boa e faz parte do plano de ação do Executivo Estadual para ampliar a rede de saúde em todo Mato Grosso.

“O nosso plano de ação contempla a criação de leitos em todas as regiões de Mato Grosso. Temos articulado com os prefeitos e definido locais estratégicos que possam atender não só ao município onde os leitos forem criados, mas toda a região que se utiliza dessas estruturas, de forma a atender toda a população, com economia de recursos, qualidade de atendimento e facilidade de acesso”, afirmou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, os municípios que possuírem capacidade estrutural da rede saúde poderão buscar credenciamento junto ao Estado, que proverá com recursos ou equipamentos as unidades municipais.

“Ampliando o número de leitos de UTI, diminuímos a necessidade de transporte de pacientes, uma vez que com as parcerias conseguimos preencher os vazios de forma que o atendimento fique mais próximo do paciente”, disse Figueiredo.

Água Boa também poderá atender aos pacientes dos municípios da Região do Araguaia, como Canarana, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Novo Santo Antônio, entre outros.

A ampliação dos leitos de UTI contemplará os municípios de Água Boa, Confresa, Peixoto de Azevedo, Tangará da Serra e Barra do Garças, em um total de 70.

Outros 30 leitos, sendo 10 de UTI e 20 de enfermaria serão disponibilizados no Hospital Regional de Cáceres, que será ampliado após reforma completa e seguirá os mesmos moldes do que foi feito no novo Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, local onde foram construídos 210 leitos em 45 dias.

Ações do Governo

Desde o início da pandemia, o Governo de Mato Grosso está ampliando leitos em todas as regiões do Estado, tanto nos hospitais regionais quanto nos municipais, via parceria com os prefeitos.

Em Cuiabá e Várzea Grande, são disponibilizados 147 leitos no Hospital Estadual Santa Casa e um total de 278 leitos, no Hospital Metropolitano, entre clínicos e de UTI.

Hoje, Mato Grosso conta com 1.217 leitos públicos exclusivos para a covid-19, com taxa de ocupação de 3,4% dos leitos clínicos e de 12,2% das UTIs.

Fonte: AguaBoaNews

Mais Notícias |