Deputado Dr. Eugênio emite nota após polêmica de UTIs em Querência

Parlamentar rebateu declarações do prefeito de Querência, Fernando Gorgen, que desmentiam participação do deputado na aquisição de equipamentos para UTIs do município

O deputado estadual José Eugênio de Paiva - Dr. Eugênio (PSB) divulgou uma nota à imprensa a respeito das declarações do prefeito de Querência, Fernando Gorgen (DEM), na última quinta-feira (22), sobre negar a participação do parlamentar na viabilização de equipamentos para habilitação dos sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.

Rebatendo o prefeito de Querência, Dr. Eugênio reafirmou o trabalho junto ao Governo do Estado para garantir os equipamentos e custeio das UTIs e classificou a postura de Fernando Gorgen como um episódio lamentável.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – UTIs DE QUERÊNCIA

O deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) vem à público reafirmar seu trabalho junto ao Governo do Estado para garantir a destinação dos equipamentos e custeio das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que serão instaladas no município de Querência, e lamenta a postura contraditória do prefeito Fernando Gorgen ao tentar diminuir ou retirar sua participação no processo de garantia dos equipamentos, e consequente instalação das unidades.

É de suma importância destacar, que as unidades a serem instaladas no Hospital Municipal de Querência têm como diferencial o apoio do setor produtivo. A iniciativa partiu de um grupo de produtores que juntamente com a Prefeitura Municipal, decidiram assegurar a construção da ala de terapia intensiva, onde os leitos serão instalados. Na parceria, a prefeitura de Querência assumirá a responsabilidade pelo gerenciamento dos leitos e todo tramite técnico junto ao Estado, e posteriormente ao Ministério da Saúde. Já ao deputado Dr. Eugênio coube a responsabilidade pela garantia dos equipamentos e custeio dos leitos, que serão financiados pelo Governo do Estado.

O deputado classifica o episódio como lamentável, e afirma causar estranheza a atual manifestação do prefeito que não condiz com a parceria assumida, e menos ainda com a troca de mensagens realizada em 20 de agosto de 2020, quando Fernando Gorgen reconhece o trabalho do deputado e o parabeniza pela luta e garantia das unidades. “Oi deputado, obrigado pela força, pelos nossos 10 respiradores saírem para Querência, para a UTI, obrigado viu. Querência agradece, meu grande abraço”. (íntegra do áudio).

Eugênio esclarece ainda, que a abertura das unidades faz parte do pacote de ações do Estado contra a COVID-19, e que assim como outras ações, também são resultado do trabalho político realizado pelos parlamentares na defesa de suas regiões, cabendo a eles, na maioria das vezes, fazer gestão e orientar o Estado sobre as necessidades individuais de cada região. A mesma conduta adotada pelo parlamentar enquanto presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa (ALMT), atuando sistematicamente no convencimento do Estado sobre a importância da descentralização da alta complexidade, assegurando o acesso da população.

O parlamentar aproveita para mais uma vez ratificar sua conduta sempre pautada na verdade, e se coloca à disposição do Araguaia e de Mato Grosso sempre que necessário.

Liberdade FM - Semana 7