Mudanças no decreto poderão flexibilizar a Temporada de Praia no Araguaia

Mudanças no decreto publicado na última segunda-feira foram discutidas agora à tarde numa reunião virtual entre o governador Ronaldo Caiado, deputados estaduais e representantes de municípios

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, discutiu no final da tarde desta quarta-feira (12), com deputados estaduais, secretários, representantes da Goiás Turismo, prefeitos e empresários do setor de turismo da região do Vale do Araguaia, o decreto que cancelou pelo segundo ano consecutivo, a realização da Temporada de Praia do Rio Araguaia.

Durante videoconferência com o governador, os prefeitos e segmentos do turismo solicitaram a liberação da pesca esportiva para garantir o sustento da população ribeirinha e a permissão para pequenos acampamentos familiares nas praias do Araguaia. Um novo decreto será editado pelo Governo de Goiás flexibilizando as medidas restritivas que haviam sido impostas para o período de férias.

Ronaldo Caiado ressaltou que o decreto 9.862, que determinou o cancelamento da Temporada de Praia, foi tomado devido o rio baixar muito e dar iniciar a demarcação repentina de áreas para os acampamentos que ocorrem entre os meses de junho e julho. “Estamos ouvindo todos os interessados para encontrar uma maneira de conciliar o período de acampamento com a ameaça da terceira onda de Covid. Vamos avançarmos em um decreto de consenso”, disse o governador, preocupado com o que ocorreu nas festas de fim de ano com uma avalanche de novos casos, caso a temporada seja realizada.

No diálogo, ocorreram discordâncias quanto a possível flexibilização da frequência no Araguaia, contudo, uma nova reunião será marcada para ampliar o diálogo e atender a demanda dos prefeitos ao menos no quesito da pesca esportiva. A subprocuradora do Ministério Público de Goiás, Laura Bueno, por exemplo, é contra a instalação de ranchos e acampamentos para que se evite aglomerações.

A secretária de Meio Ambiente de Goiás, Andréa Vulcanis também questionou possíveis acampamentos devido as dificuldades encontradas nos últimos anos para a fiscalização, mas garantiu que o novo decreto será editado e encaminhado aos prefeitos dos municípios margeados pelo Araguaia e deputados estaduais para que uma decisão seja tomada de comum acordo.

Liberdade FM - Semana 7