Parceria garante apoio técnico para Unidade de Referência Tecnológica de Melancia em Porto Alegre do Norte

O Sítio LC está localizado no Projeto de Assentamento Piracicaba, a cerca de 20 km do núcleo urbano de Porto Alegre do Norte

No ultimo dia 26 de maio, o Secretário Municipal de Agricultura de Porto Alegre do Norte, Pedro Inácio, e o técnico agropecuário da EMPAER, Kassumo Araújo, realizaram uma visita técnica a propriedade do agricultor Luiz Carlos Pereira Marinho. O agricultor solicitou a visita para sanar dúvidas referentes ao cultivo de melancia, cultivar que está sendo implantado na propriedade.

O Sítio LC está localizado no P.A. Piracicaba, a cerca de 20 km do núcleo urbano de Porto Alegre do Norte, durante a visita Pedro Inácio e Kassumo Araújo fizeram o levantamento de um sistema que suprisse a necessidade do produtor para iniciar essa Unidade de Referência Tecnológica de Melancia.

Os técnicos levaram em consideração que a melancia é uma cultura com melhor indicação de cultivo no período de seca, devido menor incidência de doenças. Sendo necessária a implantação de um sistema de irrigação (onde a maioria das fruticulturas não produzem com qualidade devido ao período de estiagem) que foi oferecido em comodato pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte.

O produtor havia feito o plantio de 100 covas de melancia no dia 21/05, seguindo orientações anteriores e nesta quarta-feira, dia 26/05, foi montado o sistema de irrigação. O produtor continuará a receber visitas técnicas para orientação no cultivo, tais como correção do solo, adubações de plantio e cobertura, controle de pragas e doenças, colheita, etc. A produção será vendida no comércio local juntamente com os outros alimentos que o produtor Luiz Marinho já produz como milho e mandioca.

Liberdade FM - Olhar Alerta