Sema diz que 9 jacarés mortos no Pantanal teriam sido abatidos por turistas em caça banal em MT

Não havia registro desse tipo de matança na região há dois anos. Animais tinham marcas de tiro e caso foi denunciado à Polícia Civil de MT.b

Os nove jacarés que foram encontrados mortos nesta semana na região de Porto Jofre, no Pantanal, em Poconé, a 103 km de Cuiabá, teriam sido resultado de uma caça por motivo banal. É o que acredita a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).

A pasta abriu uma investigação para apurar a morte dos animais. A suspeita é que os jacarés tenham sido mortos por turistas. Há dois anos não havia registro desse tipo de matança no Pantanal.

De acordo com a Sema, o jacaré é um animal silvestre importante e que faz parte da cadeia alimentar do Pantanal. A caça da espécie é proibida.

Os fiscais da secretaria foram até o local após denúncias. Os animais estavam em uma mesma região, em pontos distintos, e todos já em estado de decomposição.

A denúncia apontava disparos de arma de fogo e os fiscais apuraram que os jacarés tinham marcas de tiro.

Como os animais estavam com os corpos inteiros, a Sema acredita que o fato seria uma caça por motivo banal e sem a finalidade de consumo ou venda da carne ou pele dos jacarés.

Ainda conforme a Sema, por causa do estão de decomposição, os restos mortais do jacaré foram deixados no local já que a maior parte foi consumida por urubus.

O grupo suspeito não foi localizado na região, no entanto, a equipe disse que vai continuar monitorando a fauna local para evitar crimes ambientais e punir os responsáveis.

O Coordenador de Fiscalização de Fauna, Jean Holz, disse que a secretaria faz fiscalização constante no Pantanal e que esse caso é tratado como um fato isolado.

Além da investigação por parte da Sema, a situação do abate dos jacarés foi levada para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente.

Liberdade FM - Agência da Notícia