Dr. Eugênio articula com Governo de MT instalação de poços artesianos em aldeias do Xingu; VÍDEO

Cerca de 36 poços artesianos deverão beneficiar a população indígena das aldeias que formam o Parque Nacional do Xingu.


Numa articulação direta com o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, o deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) acompanha de perto a instalação de 36 poços artesianos que deverão beneficiar a população indígena das aldeias que formam o Parque Nacional do Xingu.

Em visita, nesta segunda-feira (26), ao Polo Leonardo no Xingu, o representante da região Araguaia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso participou do início dos trabalhos para instalação imediata de 10 poços artesianos na região até o final de 2021.

Representando o Governo do Estado, o presidente da Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), Juliano Jorge Boraczynski, e o superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos, destacaram a importância da parceria com o deputado Dr. Eugênio como exímio conhecedor da realidade local e forte articulação com os indígenas para suprir as necessidades locais.

“Com a parceria do Dr. Eugênio, que juntamente com a primeira-dama e o governador tem articulado mais saúde e dignidade para os indígenas do Xingu, estamos empenhados em concretizar o quanto antes esses poços artesianos que garantirão água potável para os indígenas”, destacou o presidente da Metamat.

Para o médico e deputado Dr. Eugênio, o abastecimento de água é mais que necessário para os povos do Xingu, uma vez que assegura a oferta de água potável. 

“Apesar de termos rios próximos, estamos no período de seca e com o agravante de não destas águas não serem potáveis. A saúde indígena nos dias de hoje requer cuidados como em qualquer outra localidade urbana, portanto a oferta de água potável é um direito que deve ser assegurado”, ponderou o parlamentar, destacando a importância das parcerias a favor do Araguaia:

“Ninguém faz nada sozinho. Estamos juntos com os representantes do Governo do Estado, lideranças municipais e população em geral, sempre em busca de soluções para cada uma das legítimas demandas da nossa região”, finalizou o deputado do Araguaia.

Liberdade FM - Assessoria