1ª Rodada Técnica para a Agricultura Familiar foi realizada com sucesso pela Prefeitura em parceria com a Empaer-MT

A Prefeitura Municipal e a Empaer-MT, realizaram de 11 a 18 de agosto a 1º Rodada Técnica para a Agricultura Familiar em Água Boa.

Na ocasião, a Empaer-MT e a Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar de Água Boa, apresentaram nos 6 Assentamentos do município o potencial e as oportunidades no setor hortifrutigranjeiro.

Essa é uma atividade ligada a plantação de hortaliças, legumes e frutas, e a criação de animais, sendo uma ótima fonte de renda para os pequenos produtores.

De acordo com Alison Lorenzon, Extensionista Rural da Empaer-MT, em um levantamento realizado nos comércios de produtos alimentícios do município, foi apurado que mais de 90% dos produtos de hortifrúti comercializados em Água Boa são provenientes do CEASA de Goiás.

“Conversamos com dirigentes do comercio local, e todos mostraram interesse em comprar dos produtores locais, pois assim conseguem produtos mais frescos e movimentam a economia local. Mas para tanto é necessário que se ofereçam produtos de qualidade, a um preço justo e com constância no fornecimento. ” Pontua Alison.

Ainda segundo Alisson, foi com base nesta oportunidade para os produtores, que a Empaer buscou o apoio da prefeitura, e em conjunto com a Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar, idealizou essa rodada técnica, para mostrar aos pequenos produtores algumas alternativas de atividades que podem ser desenvolvidas em pequenas áreas e que apresentam alta rentabilidade, como a criação de aves para produção de ovos, criação de abelhas para produção de mel, piscicultura, olericultura e fruticultura.

“Pretendemos fazer mais uma apresentação ainda na cidade, para atender aos feirantes, chacareiros e demais interessados que não puderam participar nos PA's.” Diz o Secretário Adjunto de Agricultura Familiar Otacílio Barboza.

“O objetivo é a partir de agora, reunir os agricultores interessados em produzir as mesmas culturas, formando grupos de trabalho, a fim de organizar e ajudar a desenvolver as cadeias desses produtos”, conclui o Extensionista Rural da Empaer-MT, Alison Lorenzon.

Liberdade AB - ASCOM AB