Ainda abaixo do satisfatório, Índice de Consumo das Famílias cresce

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias, medido pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, alcançou neste mês de setembro o melhor resultado dos últimos sete meses, chegando a 72,5 pontos.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, pela CNC, o crescimento de setembro foi de 1,9%, a quarta taxa positiva consecutiva. Ainda assim, o índice permanece abaixo do nível de satisfação, que é de 100 pontos. A última vez que alcançou isso foi em abril de 2015, quando atingiu 102,9 pontos.

A economista e responsável pela pesquisa, Catarina Carneiro da Silva, observa que o ponto positivo da pesquisa é que o consumo atual e a perspectiva de consumo das famílias continuam crescendo; e atingindo, nos dois casos, o maior nível desde maio de 2020.

A pesquisa destaca, ainda, que o emprego atual cresceu 1,9%, também a quarta taxa positiva e a mais intensa do período. A renda atual cresceu em setembro 0,7%, continuando a tendência de alta dos últimos três meses. Em relação a setembro do ano passado, o aumento foi de 3,1%.

Liberdade FM - Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde