372 mil empregos com carteira assinada foram registrados em agosto

O Brasil criou no mês de agosto mais de 372 mil empregos com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged divulgados nesta quarta-feira. Todos os estados tiveram saldo positivo. São Paulo foi o que mais criou novas vagas, quase 114 mil. Mas a Paraíba teve a maior variação relativa, com crescimento de 2,2%, ao criar 9 mil e quatrocentas oportunidades.

No ano, o saldo já é de 2,2 milhões de novas vagas. O Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, comemorou a marca e disse que a retomada econômica do país é sustentável.

Segundo os dados, o Brasil tem 41,5 milhões de vagas formais ativas pela CLT.

O setor que mais contratou no mês passado foi de serviços, com 180 mil novos empregados. O comércio empregou 77,7 mil e setecentas pessoas e a indústria, 72,6 mil. A construção abriu 32 mil novas vagas e agropecuária, 9 mil.

O ministro Onyx Lorenzoni lamentou a queda da Medida Provisória 1045 no Senado Federal. A proposta original tratava da segunda rodada do programa que permitiu acordos para redução da jornada ou suspensão dos contratos de trabalho. Mas durante a tramitação na Câmara dos deputados, foram incluídas modificações na legislação trabalhista e programas de geração de emprego e qualificação. O governo, no entanto, não desistiu da proposta. 

Lorenzoni destacou a importância do programa emergencial de emprego de obrigar a garantia da vaga por tempo igual ao do acordo. Isso fez, segundo ele, com que o Brasil tivesse uma resposta melhor no trabalho formal do que outros países.

 

Liberdade FM - Edição: Nádia Faggiani / GT Passos