Em um mês, novo comandante reduz índices criminais e promete empenho para combater bandidos na região do Coxipó

O novo comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Wanderson da Silva Sá, que assumiu há pouco mais de um mês, já viu frutos do trabalho que começou a desempenhar na região do Coxipó com redução nos índices criminais, na comparação com os dois últimos anos. Segundo ele, a população pode contar com toda a experiência que ele traz do interior e a motivação de toda sua tropa para o bem da sociedade.

Em outubro deste ano, o 9º BPM conseguiu prender 15 pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto. O número é bastante superior aos ano anteriores, quando foram detidas quatro (2020) e duas (2019). “Desafiei meus policiais a conseguir melhorar, e tivemos esse grande retorno nos números deste mês”.
 
Os números de roubos na região do Coxipó no mês de outubro também caíram de forma drástica e pularam de 44 em 2019 e 41 em 2020 para apenas 15 neste ano. Já os furtos reduziram de 109 há dois anos e 78 no ano passado para 41 em 2021.
 
O número de homicídios foram zerados em outubro de 2021, enquanto que no mesmo mês do ano passado aconteceram três. Entre furto e roubo de veículos foram apenas três neste período de 30 dias.
 
“A importância é enorme, de níveis de redução de criminalidade. A PM sempre trabalha nesta finalidade. De chegar ao fim do mês e a gente ver que nosso trabalho teve êxito. Isso não tem preço. É como se fosse a nossa mensalidade útil, nosso pagamento. Nossa tropa tem papel preponderante, vital, neste processo. Isso porque todos se engajaram na forma de policiamento que estamos implantando no 9º BPM. Se adequaram rapidamente e vemos os resultados”, explica o comandante ao Olhar Direto.
 
O comandante destaca também o estreitamento de relacionamento com a comunidade. “Todos os dias fazemos visitas nos nossos 54 bairros da nossa região. Temos buscado informações. Não tem preço, você chegar em uma comunidade como policial e ser bem recebido, tratado, as pessoas querendo te agradar. Você se sente livre em poder trabalhar, dar resposta àquela comunidade”.
 
O novo comandante é de Nortelândia, ingressou na PMMT em fevereiro de 1999 pela Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMC). Ele concluiu os cursos de atividade em inteligência, curso de aperfeiçoamento de oficiais, de tiro defensivo e outras formações dentro e fora da instituição militar. 
 
Experiente, foi comandante adjunto do 9º Comando Regional de Alta Floresta, comandante do 5º Batalhão de Rondonópolis, chefe de operações do Ciosp, diretor adjunto da Diretoria de Gestão de Pessoas da Polícia Militar, dentre outras experiências profissionais.
 
“Tenho que agradecer meus ex-comandantes de me dar oportunidade de comandar unidades, como foi agora estar aqui no 9º BPM. Trazemos uma vasta experiência, mas também a sabedoria de que podemos sempre fazer mais pela sociedade. Aqui, são 150 mil pessoas, 54 bairros e em cada um pode ser montada uma estratégia diferente”.


Por fim, ele disse que, mesmo neste pouco tempo, já foi possível fazer um balanço da área. “Estamos tecendo os devidos procedimentos e gostaria de solicitar à sociedade coxiponense que venha ao nosso batalhão, nos conhecer, trazer informações para que a gente possa dar as devidas respostas que todos almejam. Nem todo lugar poderemos estar in loco. Mas nos chamem, confiem na gente para que possamos fazer esse acordo social. Desta forma, vamos combater o mal que assola toda nossa sociedade, principalmente os entorpecentes”.
 
A unidade da PM conta com 100 policiais militares que realizam patrulhamento ostensivo em toda região do Coxipó e conduzem ações preventivas de segurança pública como Patrulha Guardiã, iniciativa que aproximou ainda mais a comunidade da Polícia Militar.
 
Em abril deste ano, o 9º Batalhão recebeu importantes investimentos na parte estrutural da unidade. O espaço passou por reformas e adequação predial oferecendo melhores condições de trabalho para os policiais e para a população que busca o atendimento da PM na região do Coxipó. 

Liberdade FM - Olhar Direto