Canarana e Cuiabá sediarão Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças

Professores que fazem parte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), estão em Canarana para organizar os preparativos do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, que acontecerá no município no dia 04 de dezembro, no Rancho Rafaely.

No Brasil todo, o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 acontecerá em 70 municípios. Em Mato Grosso, serão apenas duas cidades e, além de Canarana, o evento também acontecerá em Cuiabá. O Festival é destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência.

Em Canarana devem participar em torno de 100 atletas, nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, hipismo e Equoterapia. O evento acontece das 8h30 às 12h00. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10.000 crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Conforme a proprietária do Rancho Rafaely, Eliane Faitão, após o evento, a ideia é continuar com o trabalho em 2022, desenvolvendo essas quatro modalidades com aulas durante os doze meses. Para isso, está sendo costurado uma novo convênio com a Secel.

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Robinson Braz, colocou Canarana à disposição para parcerias com o Governo de Mato Grosso, na realização de eventos esportivos e culturais no município que atendam toda a população.

Na tarde de terça-feira (16), os professores participaram de uma reunião com vereadores de Canarana, onde colocaram detalhes sobre os projetos. Conforme o coordenador de esporte de inclusão da Secel, Luiz Tamba, a mensagem do governador Mauro Mendes é que a pessoa com deficiência “não precisa de piedade, mas de oportunidade”.

Liberdade FM - O Pioneiro