Visitas em presídios de MT foram retomadas, neste sábado (19)

As visitas aos presídios de Mato Grosso foram retomadas neste sábado (19), conforme uma nova portaria publicada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), no Diário Oficial.

O governo havia determinado a suspensão das visitas no dia 19 de janeiro, por causa do alto risco de contaminação da Covid e Influenza.

No entanto, o retorno, segundo a secretaria, foi autorizado devido à queda nos casos de contaminação pela variante Ômicron, do coronavírus no estado.

De acordo com a nova portaria, as visitas e demais atendimentos presenciais em todas as unidades penais devem ocorrer de forma gradativa e serão estabelecidas pelo diretor de cada unidade.

A publicação também autoriza as transferências estaduais e interestaduais dos presos.

Já a entrada de alimentos e medicamentos deve atender às normas sanitárias e de segurança do sistema penitenciário.

Segundo a secretaria, para ter acesso às unidades, os visitantes deverão seguir as regras de segurança sanitária durante a execução das atividades desenvolvidas nas unidades penais, como uso de máscara de proteção, higienização das mãos e manter distanciamento social de 1,5 metros.

Os visitantes não devem apresentar sintomas da Covid-19 e precisam ter completado o calendário de vacinação contra a Covid-19.

A secretaria informou ainda que será permitido o retorno gradativo da entrada de profissionais que prestam serviços referente à educação e assistência.

O Núcleo de Atendimento aos Familiares e Visitantes retorna o atendimento presencial, bem como a entrega de documentos e confecção de carteira de visitante.

 

 

G1Liberdade FM

Imagem: Daiane Mendonça – SECOM-RO