Empresa Neovia comemora mais de 1.000 dias sem acidentes no trabalho

Esse marco histórico das obras do Mato Grosso da Neovia, só foi possível devido a dedicação de todos os colaborares da regional. Um empenho e esforço incalculável para promover a cultura de segurança e gerar um resultado impactante. Ao contrário do que muitos pensam, é possível trabalhar de forma segura, com qualidade e produtividade.

 

 

 

A empresa tem investido forte na promoção da segurança e saúde dos seus colaboradores. Valores expressivos tem sido aplicado na aquisição de Placas Refletivas de grau técnico prismático, Cones, EPI’s e Treinamentos dos Colaboradores. Essas ações contribuíram diretamente para esse recorde no Estado, de mil dias sem acidentes com afastamento superior a 15 dias.

É triste saber que no Brasil acontecem inúmeros acidentes nos diversos ambientes de trabalho. Infelizmente, essas tragédias afetam inúmeras famílias. Dentro da Neovia o lema é ZERO ACIDENTES. Todos devem voltar para suas famílias.

RELATO DOS GESTORES

Nesses últimos 3 anos a dedicação para realmente fazer a segurança ser algo real nas equipes foi intensa. Nosso Técnico em Segurança do Trabalho, Denis Reis, está sendo um ativo defensor das normas de segurança e o resultado tem sido significativo. Ele relata “esse trabalho é um resultado da dedicação de todos. Esse mérito é de toda a equipe”.

 

O Coordenar de Obras do MT, Fábio André B. da Silva relata “o empenho das equipes foi determinante para alcançarmos este feito tão importante. Eles realmente abraçaram a causa. E uma coisa que eu sempre ressalto é a importância dos nossos líderes darem e serem exemplo. Nossa próxima meta é os 2 mil dias sem acidentes de trabalho”.

 

 

ÁGUA BOA

O encarregado geral, Rafael Campos, há 6 anos na empresa, merece nosso agradecimento. Gerir uma equipe para apresentar resultado e não renunciar a segurança é de tirar o chapéu. Nosso encarregado de Usina, João Batista, há 10 anos conosco é um fiel apoiador da causa. Inclusive treinando e orientando os novatos. O engenheiro responsável pelos contratos da Rodovia BR-158, Rafael Dias, relatou: “é animador trabalhar em uma empresa que realmente valoriza o colaborador e tem entre seus valores o respeito. É uma satisfação muito grande estar nessa organização e participar desse momento”.

 

Encarregado geral, Rafael Campos

Encarregado de Usina, João Batista

 

Engenheiro Rafael Dias

DIAMANTINO

O gerente de contrato da obra de Diamantino MT, Mário Oliveira, é um apoiador declarado da segurança do trabalho. Ele disse “aqui realmente a segurança é inegociável. Nos DDS sempre comentamos, se está com dúvida pergunta, tira a dúvida. Aqui ninguém precisa se expor desnecessariamente”. Nosso encarregado, Irapuam Francisco do Nascimento, há 4 anos vem fazendo um trabalho expressivo e direcionando todos a trabalharem de forma segura.

Gerente de contrato da obra de Diamantino MT, Mário Oliveira

Encarregado, Irapuam Francisco do Nascimento

JACIARA

A obra de Jaciara MT tem uma abordagem direta e objetiva para resolver problemas de forma proativa. Questões de prevenção de acidentes prontamente são discutidas e solucionadas. O gerente de contrato, Gerônimo Martinelli declara “é uma satisfação estar junto com pessoas que focam em resolver o problema. Essas ações preventivas estimulam todos a continuar nesse caminho. Nós observamos que não é apenas um discurso da boca para fora”.

Gerente de contrato, Gerônimo Martinelli

 

TRABALHO EM EQUIPE

O Consultor em Segurança e Saúde do Trabalho, Roberto Medeiros, expressou a satisfação de acompanhar e participar dessa mudança de comportamento. “Atuando há 16 anos na prevenção e promoção da segurança e saúde, é satisfatório ver a recompensa da dedicação e das horas investidas em ações preventivas.” Em todas as obras ele realizou uma palestra de trabalho em equipe com foco na segurança do trabalho.

Consultor em Segurança e Saúde do Trabalho, Roberto Medeiros

Nas palavras do diretor Mirocem Macedo “esse resultado mostra a seriedade e comprometimento de todos em seguir as normas. A aplicação efetiva dos programas Diálogo 10 de Segurança, Programa Café com Segurança e abraçar a causa traz benefícios. Que continuemos com esse foco de zero acidentes.” A empresa está investindo e vai continuar a fazer todo esforço necessário, para evitar que tragédias aconteçam no trabalho.

Diretor Mirocem Macedo

 

PEÇA TEATRAL

A ideia de promover a prevenção de acidentes de uma forma lúdica, gera um impacto muito mais profundo e duradouro na mente e coração dos trabalhadores. O grupo teatral Foco, apresentou a peça com o seguinte tema: “Santa Segurança”. Os atores, comandados pelo diretor Joelson P. dos Santos, trouxeram situações cômicas, que mostram que devemos estar atentos para agir de forma segura.

 

 

Junto com as apresentações teatrais foi falado sobre segurança comportamental, prevenção de acidentes e procedimentos essenciais para evitar acidentes. Tivemos a participação do Coordenador de SST, Dr. Frederico A. L. de Oliveira, mostrando formas efetivas de proteção e prevenção. Ressaltou a importância da aplicação de barreiras de controle que funcionem independente do trabalhador, como é o caso de barreiras físicas que ajudam a diminuir a energia e até mesmo eliminar o risco. Ele exclamou, “parabenizo as obras do MT pela marca de 1000 dias sem acidentes de trabalho com afastamento superior a 15 dias, isso representa o desejo de muitos filhos, esposas, maridos, pais e demais familiares.”

Coordenador de SST, Dr. Frederico A. L. de Oliveira (a esquerda)

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

A gestão de nossas obras, entenderam que a prevenção de acidentes ajuda na qualidade e produtividade. A empresa Neovia, há 18 anos no mercado, preza pela qualidade dos seus trabalhos, mas sobretudo preza pela vida dos seus colaboradores. Queremos que todos sintam orgulho de trabalhar conosco, inclusive que sua família goste desse fato. Para isso ocorrer, precisamos de ações concretas, para que o motivo de alegria, não vire tristeza.

Agradecemos a todos os nossos colaboradores pelo empenho e dedicação em trabalhar de forma segura. Agradecimento especial ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes por apoiar nossas ações em prol da prevenção de acidentes. Em nosso evento de Água Boa MT, contamos com a presença do Chefe de Serviço da UL de Água Boa e Fiscal Técnico dos contratos de manutenção da BR 158/MT, entre os km 330,60 e 796,50, Otto Zittlau que frisou o valor da prevenção.  Seguimos no caminho de proporcionar segurança e conforto para os usuários da rodovia. Estamos e vamos continuar a fazer da nossa empresa motivo de orgulho para nossos colaboradores. Manteremos nossos valores na busca de apresentar nosso trabalho da melhor forma.

 

OBRAS

Obra de Água Boa - MT

Obra de Jaciara - MT

Obra de Diamantino - MT