Curiosidades que talvez você não saiba sobre as minhocas

As minhocas são amadas por muitas pessoas e odiadas também. São o principal atrativo de pescadores, sendo utilizadas como iscas para pesca, além disso são seres que se reproduzem de uma forma curiosa e são úteis para o solo

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®

Elas vivem embaixo da terra, onde você pisa os pés, possuem vários tamanhos e têm uma forma de vida bem diferente dos animais que conhecemos. As minhocas são animais curiosos, pois não possuem uma carinha, como nas outras espécies de animais, não vemos suas bocas e não vemos sua reprodução…

Vejamos a seguir algumas curiosidades sobre as minhocas:

1 – O fator regeneração:

minhoca

É muito comum partir a minhoca em pedaços pequenos e colocá-las em um anzol para pesca, por exemplo. Mas o que você não sabe dessa parte arrebentada é que ela tem o pode de se regenerar. No ano de 1972 foi comprovado que algumas espécies podem se regenerar em duas minhocas diferentes, se cortadas ao meio… Mesmo que dependa do dano e da espécie, elas podem regenerar a maior parte de seus corpos e o pedaço que sobrevive é a parte que ficará como cabeça!

2 – São sobreviventes de várias espécies e até à era dos dinossauros:

As minhocas existem há cerca de milhões de anos, pois sobreviveram a tragédias, cito como exemplo a que matou os dinossauros e a famosa divisão dos continentes. Atualmente, existem cerca de 6 mil espécies em todo o mundo. 120 espécies variam de tamanho e comportamento.

3 – Não possuem pulmões:

É isso mesmo, as curiosas minhocas são seres que não possuem pulmões para realizarem a respiração. O meio de respiração delas se dá através da pele, ou seja elas possuem respiração tegumentar (popularmente conhecida como respiração cutânea). Fato esse é o exemplo de quando acontece uma chuva forte, por exemplo, elas chegam a sair da terra e ficam na superfície.

Liberdade FM - Agronews