Touro Sherlock se aposenta após gerar mais de 340 mil filhos

Touro Sherlock ganhou uma merecida aposentadoria neste mês após completar uma belíssima carreira como um dos dos principais reprodutores da raça nelore no Brasil. Ele alcançou a marca de 542 mil doses de sêmen vendidas e tem nada menos do que 340 mil filhos espalhados pelo país e pela América Latina.

Seu material genético está presente em mais de 1.000 rebanhos puros (P.O.) e ainda uma infinidade de rebanhos comerciais. Agora, após passar nove anos na central de inseminação ABS, Sherlock voltou para “casa”, o Rancho da Matinha, em Uberaba (MG), para desfrutar de paz e sossego.

“Se tem alguém que merece descansar em um bom piquete, com boa alimentação e água fresca, é ele!”, diz o proprietário da Matinha, Luciano Borges.

O touro nelore alcançou a marca de 542 mil doses de sêmen comercializadas. Foto: ABS/divulgação

Touro superprecoce

O criador lembra que o touro participou de uma das primeiras edições do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT), tendo sido muito demandado desde então. “É um touro superprecoce de aprumos muito bons, ossatura e pigmentações boas, e de um padrão racial exemplar, além de excelentes avaliações. Certamente, foi um dos reprodutores que mais teve procura de sêmen no Rancho da Matinha”, completa Borges.

Além disso, o sucesso de Sherlock, segundo o médico-veterinário Frederico Bessa, gerente pecuário do Rancho da Matinha, também pode ser explicado porque o reprodutor tem no DNA a identidade do criatório, que é um dos principais da raça nelore. “Alia boas avaliações genéticas, morfologia e racial perfeito”, descreve.

“Na bateria da ABS, ele é o touro que mais produziu animais do quarto quadrante – ou seja, que comem menos e ganham mais peso”, afirma o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Corte da ABS, Arthur Vieira.

Liberdade FM - AGRNotícias