CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO RIO ARAGUAIA
19/06/2016 11:10 em Novidades
A Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema) flagrou diversos pontos de captação de água do Rio Araguaia para irrigação de plantações em municípios como Mineiros, Jussara e Britânia, em Goiás. Apesar de alguns produtores terem autorização para fazer essa retirada, o delegado Luziano de Carvalho ressalta que essa ação provoca um grave dano ambiental. Com isso, o rio pode até secar devido à degradação.
 
Imagens feitas pelos policiais em cerca de 20 propriedades rurais ao longo do último mês mostram que existem vários pontos de desmatamento em áreas de preservação ambiental e captação de água. Nos vídeos é possível ver longos canais de concreto que levam a água até pivôs de irrigação de plantações (veja vídeo). Também é mostrado que, em alguns pontos, devido à retirada de água, o curso do rio sofreu inclusive alterações.
 
“É como se você pegasse um idoso de 95 anos e tirasse o sangue dele para dar para outro que pode esperar”, disse o delegado. Carvalho revela ainda que a vazão de água é tão grande que daria para abastecer diversas cidades, inclusive Goiânia.
 
O delegado explicou ainda que, a princípio a maioria dos casos pode não se configurar como crime por terem autorização. Entretanto, em outras situações, os produtores rurais podem responder por impedir ou dificultar a regeneração natural. A pena é de um ano, além de multa.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!