Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa alerta população quanto a Dengue

A comunidade também tem que fazer a parte dela para a prevenção e combate da Dengue

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e também no mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50 e 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente em mais de 100 países.

No Brasil, principalmente nas regiões tropicais, no início das chuvas no estado de Mato Grosso, são regiões com condições socioambientais favoráveis à expansão do mosquito Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue.

Pedro Henrique Almeida Bissolotti, de 6 anos, morador do bairro Jardim Tropical acordou, sábado passado (1) indisposto e sem apetite. Na segunda-feira voltou da escola com fortes dores de cabeça e febre. Os pais de Pedro levaram ao médico otorrino, desconfiando de uma possível reincidência de infecção de ouvido; mas, o diagnóstico foi negativo. O médico solicitou exames e foi aí que descobriu que o garoto estava com dengue. Foi tratado no Hospital Regional Paulo Alemão, ficando sob cuidado médico e assistência de enfermagem. No mesmo dia, recebeu alta e, ficou sob cuidados dos pais.

A mãe de Pedro, Laianna C. A. S. informou as autoridades de Vigilância Sanitária do município e no dia seguinte recebeu um agente da vigilância que prestou serviço de “borrifação vetorial” no quintal de sua residência e na quadra, em que Laianna reside.

Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde Odeny Pérego — Água Boa obteve – até dia 31 de julho, 1.382 notificações e 520 casos positivos de dengue.

A coordenadora orienta a população a partir dos próximos meses estar atenta aos cuidados de limpeza dos quintais e lotes baldios.

O correto é pelo menos duas vezes por semana, o morador verificar em suas residências objetos como tampinhas de garrafas, vasos de flores, garrafas, baldes, pneus, brinquedos e caixas d’água; entre outros focos de possível proliferação das larvas do mosquito. Pois o lixo doméstico é um dos principais meios de alojamento do Aedes aegypti”, explica Odeny.

Outra recomendação importante também repassada pela coordenadora é que a população, mesmo fazendo exames ou tratamento pelos atendimentos de saúde particular, orienta que esses cidadãos notifiquem a Secretaria de Vigilância para que as autoridades locais possam obter dados mais completos e promover campanhas de prevenção à dengue.

O Secretário Municipal de Saúde de Água Boa, Eberson Mateus também orienta a população, em caso de suspeita de dengue que procure atendimento médico, para realização de exames e tratamento. Não recomenda a automedicação. Mateus ainda reforça que os serviços de limpezas dos lotes, por parte da comunidade, também é uma forma de prevenção de uma possível endemia de dengue na cidade.

 

Liberdade FM

𝐼𝑠𝑚𝑎𝑒𝑙 𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜