-Médio Araguaia se aproxima da mesma área de soja que as maiores cidades da BR-163

A micro região do Médio Araguaia está quase alcançando a mesma área plantada de soja das quatro principais cidades da BR-163, no Médio Norte de Mato Grosso. O levantamento foi feito pela AGRNotícias com base nos dados da Sedec.

Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico mostram que os municípios de Sorriso (600 mil há), Nova Mutum (400 mil há), Lucas do Rio Verde (230 mil há) e Sinop (170 mil há), plantaram na última safra 1,4 milhão de hectares com a oleaginosa.

Aqui no Médio Araguaia, a AGR ouviu secretários de agricultura, presidentes de sindicatos rurais e jornalistas. Querência plantou 415 mil há, Canarana 320 mil há, Gaúcha do Norte 230 mil há e Água Boa 230 mil há, somando quase 1,2 milhão de hectares na safra 2021/22.

Apesar de possuir 200 mil hectare as menos, o que chama a atenção é o potencial de conversão de áreas de pastagens no Médio Araguaia. Representantes dos quatro municípios acreditam que cada município possa aumentar pelo menos 80 mil hectares de lavouras.

Com o plantio recém iniciado no Médio Araguaia, ainda não se tem uma previsão da área que a atual safra de soja irá ocupar, mas os levantamentos mais otimistas acreditam que cada município possa incrementar entre 10 e 20 mil hectares.

O Mato Grosso, conforme o Imea, deve semear na safra 2022/23 mais de 11,8 milhões de hectares com soja. A região que possui a maior área continuará sendo a Médio Norte, com quase 3,5 mi/há. Já o Nordeste, que engloba o Médio Araguaia, deve semear quase 2,2 mi/há.

Liberdade FM - Por Rafael Govari para AGRNotícias.