-Circuito Nelore de Qualidade promove 10ª etapa em Barra do Garças

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) irá promover a 10ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022, no frigorífico Friboi de Barra do Garças, no dia 10 de outubro. Realizada em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), a cidade deve receber cerca de 1,3 mil animais. O 24º Circuito Nelore de Qualidade tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Vamos promover a quinta etapa deste ano no Mato Grosso, que ocupa o primeiro lugar no ranking estadual de rebanho bovino. São mais de 32 milhões de cabeças, sendo que mais de 400 mil delas estão em Barra do Garças. Desta vez, há uma grande expectativa de participação de animais, então estamos muito entusiasmados”, comenta Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

LEIA MAIS – Circuito Nelore de Qualidade terá 32 etapas, veja o calendário

Aldo Rezende Telles, presidente da ACNMT, destaca os principais pontos de colaboração de uma etapa do circuito. “Com o projeto, nossos produtores passam a conhecer os pontos fortes do rebanho e, ainda, aqueles animais que precisam melhorar, pois fazem uma mensuração prática de resultados focada na pecuária de corte. Sempre digo que, para se manter competitivo no mercado, o produtor precisa investir em números e em tecnologia”.

No Circuito Nelore de Qualidade 2021, Barra do Garças recebeu a etapa com o maior número de animais avaliados na história do campeonato. Assim como Barra do Garças, Mato Grosso foi a Unidade da Federação com maior participação de animais durante o último ano entre os estados. No total, 8.523 carcaças Nelore foram avaliadas somente no estado do Centro-Oeste.

Novo campeonato

Um dos destaques do Circuito Nelore de Qualidade 2022 é o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado. O campeonato tem como objetivo reunir dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne.

Contatos para inscrições

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Barra do Garças (MT), os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Friboi local pelo telefone (66) 3402-2982 e (66) 99201-3846 – falar com Toninho; (66) 3402-2902 e (66) 99204-8229 – falar com Gabriel; (66) 3402-2933 e (66) 99244-3156 – falar com Márcio; ou (66) 3402-2908 e (66) 99602-9448 – falar com Wesley.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Liberdade FM - Assessoria ACNB/Apoio ACNMT.