-Alunos das escolas públicas de Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças receberão projeto de robótica

Estimular a criatividade, o raciocínio lógico e fomentar a criação de robôs a partir de materiais recicláveis é a proposta de um projeto que será implantado em três cidades do Mato Grosso, para alunos da rede pública de ensino.

O Programa Teatro e Oficinas Robótica nas Escolas, que começa no dia 18 de outubro em Água Boa (MT), 31 de outubro em Barra do Garças (MT) e em Nova Xavantina com data a definir, é uma iniciativa do Grupo CNH Industrial, é realizado pela Econtransforma, NTICS Projetos, com apoio da Secretaria de Educação do Município e vai impactar, diretamente, cerca de 600 alunos das cidades de Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças.

“Essa é uma região muito ligada ao agronegócio, e precisamos inserir essas crianças e jovens no universo tecnológico para que ampliem a visão sobre as possibilidades de futuro. Para muitos desses alunos, a tecnologia parece algo muito distante, e esse projeto vai criar essa ponte”, diz Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para a América Latina.

O projeto traz inúmeros benefícios para o aprendizado das crianças e adolescentes, como a melhora do raciocínio lógico e criatividade, além de empoderá-los como agentes de transformação social.

“Quando estimulados, esses jovens são capazes de criar protótipos maravilhosos, e essa é a base do nosso trabalho, promover uma educação inclusiva e de qualidade. Já são mais de 10 milhões de vidas transformadas ao longo dos nossos 20 anos de trabalho”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Durante o programa, os alunos terão oficinas sobre coleta e reciclagem de resíduos sólidos, física, elétrica e uma mentoria para a construção de um protótipo.

Todos os participantes receberão um kit de robótica com sucatas de eletrônicos como fios, ventoinhas, bateria 9V e motores e serão distribuídos em parceria com a Secretaria de Educação do município.

Ao final do programa, será realizada uma Feira de Ideias com todas as criações desenvolvidas ao longo do programa. O aluno que apresentar o melhor projeto, será premiado com um tablet.

O Programa Teatro e Oficinas Robótica nas Escolas tem base nos Objetivos Sustentáveis levantados pela ONU e alinhado com preocupação do Grupo CNH Industrial em promover atividades ligadas aos indicadores ESG (Environmental – Meio Ambiente, Social e Governance – Governança empresarial). O grupo é composto pelo Banco CNH Industrial, Case IH e Case Construction.

A previsão é que projeto termine no dia 21 de outubro com um espetáculo de artes cênicas com elementos modernos e cenas de improviso interagindo com a plateia, além de feira onde estarão expostos os protótipos criados pelos alunos. Professores e alunos da rede de ensino também terão serão contemplados com palestras sobre teatro brasileiro.

Liberdade FM - Olhar Alerta