-Asfaltamento da BR-158 cai novamente no esquecimento

O asfaltamento do trecho não pavimentado da BR 158 entre Porto Alegre do Norte e Bom Jesus do Araguaia, região Nordeste do Estado de Mato Grosso, volta ao patamar de zero prioridades com o final das campanhas políticas, o assunto que tanto é debatido em alguns momentos, serve apenas como massa de manobra para ilusão da população. 
 
Com a chegada do período chuvoso a situação do trecho de 127km fica ainda mais crítica, se não bastasse os diversos acidentes, muitas vezes fatais, deixados pela falta de visibilidade no período de estiagem, o excesso de chuvas tira novamente o sossego da população que se vê obrigada a enfrentar o trecho para deslocamento. 
 
No ano de 2021, a BR 158 enfrentou um de seus piores momentos, o grande volume de chuvas atrelado a falta de manutenção da via ocasionou diversas paralizações, longas filas e muito prejuízo para a população. Estima-se que no período da safra de soja 21/22 em média 2.800 caminhões passaram pelo trecho por dia, realizando o transporte de insumos e escoamento da produção agropecuária. 
 
Lideranças políticas alegam que está sendo tramitado o projeto do contorno leste, um aumento de cerca de 90km em comparação ao traçado original, já que segundo tais, atualmente é judicialmente impossível o asfaltamento pelo trecho original, devido se tratar de uma área com reservas indígenas. 
 
Considerada a última fronteira agrícola do Estado de Mato Grosso, a região do Norte Araguaia, aguarda incansavelmente pelo posicionamento de seus representantes para conclusão da pavimentação da BR-158.

Liberdade FM - Agência da Notícia