Governo capacita policiais penais que irão atuar em unidades do interior, inclusive em Água Boa

Secretaria de Segurança Pública forma 60 novos policiais penais para atuarem em unidades do interior


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou nesta sexta-feira (21) a formatura de 60 policiais penais.

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso e da carteira profissional ocorreu em solenidade realizada na sede das Promotorias de Justiça do Ministério Público, em Cuiabá.

Os novos servidores estão sendo lotados em unidades do interior.

Durante a cerimônia de formatura, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, lembrou que, no início da gestão, em 2019, os policiais penais trabalhavam com déficit de seis mil servidores. Desde então, quatro mil novas vagas foram abertas.

Bustamante também destacou que o governador Mauro Mendes tem investido para uma grande mudança no Sistema Penitenciário, a fim de entregar unidades mais modernas, equipadas e organizadas.

“A tendência é que até o final do próximo mandato do governador Mauro Mendes possamos garantir à Mato Grosso o Sistema Penitenciário mais moderno do Brasil”, pontou o secretário.

Os formandos certificados nesta sexta-feira (21) compõem a última turma da lista de 160 candidatos aprovados no concurso realizado pelo Governo do Estado, no final do ano passado.

A mais nova policial penal Vanessa Belai Crispin se emocionou durante o evento e lembrou que a formatura representa a realização de um sonho.

“Eu estou muito feliz e tenho muita gratidão, me dediquei muito nos estudos e hoje realizar esse sonho é alcançar o sucesso”.

A formação oferecida aos policiais penais, com duração de 60 dias e atividades práticas e teóricas que somam 480 horas, segue a matriz curricular nacional do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que possui três eixos: direitos humanos, administração penitenciária e por último segurança e disciplina.

O curso é realizado pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), por meio da Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário e a Academia de Polícia Penal do Estado de Mato Grosso (Acadepolp).

 

Sesp-MT – Liberdade FM

Imagem de Capa: Marcos Vergueiro