Vinte mulheres são homenageadas com Medalha 2º SGT PM Macaúba em Cuiabá

Sargento Macaúba foi uma das primeiras mulheres a ingressar na PM e destacou-se pela celeridade, aptidão, dedicação à atividade policial

Vinte mulheres policiais militares e civis foram homenageadas pelos trabalhos em prol de uma segurança pública mais humana, democrática e comunitária, na tarde da última segunda-feira (24), na terceira edição de entrega da medalha "2º SGT PM Antônia Macaúba da Costa", em comemoração ao “Dia da Mulher Policial Militar”.

Na ocasião, o comandante-geral da PM, Coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o papel da mulher policial no estado e a importância da honraria.

"Esta medalha simboliza a policial militar aguerrida, forte, determinada. É um momento bastante ímpar para nós, de destacar e valorizar o papel da policial militar", discursou.

 

Primeira dama

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou da solenidade de entrega da honraria e destacou o trabalho das policiais militares que se dedicam diariamente para garantir a segurança da população mato-grossense.

"Essa homenagem é a valorização das mulheres, do quanto elas trabalham e lutam diariamente arriscando suas vidas pela segurança no nosso Estado. É muito importante dar esse reconhecimento as essas mulheres, mães, esposas e policiais", manifestou.

 

A Coronel

A comandante-geral adjunta, Coronel Francyanne Siqueira Chaves, também destacou o papel da policial militar na instituição, e parabenizou cada uma pelo trabalho, desempenho e coragem todos os dias.

Atualmente, o efetivo feminino na Polícia Militar do estado de Mato Grosso é composto por cerca 549 policiais.

"Hoje as policiais militares femininas atuam nas mais diversas funções, desempenhando atividades operacionais, especializadas, administrativa, assumindo função de comando e gestão dentro da instituição. E essa representatividade é muito importante, pois também somos sinônimos de força e coragem", apontou.

 

Dia da Policial Militar

No dia 20 de outubro de 1983, por meio do Decreto N. 273, o Governo do Estado criou o "Pelotão de Polícia Militar Feminina" para executar missões no trato com menores infratores ou abandonados e com mulheres envolvidas em infrações penais.

Para celebrar a importância da presença da mulher na corporação, foi criado, em 04 de agosto de 2010, pela Lei Nº 9.432, o Dia da Mulher Militar (que em 29 de julho de 2013 passou a ser intitulado Dia da Mulher Policial Militar, pela Lei N. 9.964), celebrado todo 20 de outubro.

Também foi instituída a Medalha “2º SGT PM Antônia Macaúba da Costa”, homenageada (in memoriam), sendo uma das primeiras mulheres a ingressar na PMMT.

Ela destacou-se pela celeridade, aptidão, dedicação à atividade policial. Sua trajetória continua servindo como referência para muitas.

A comandante da Força Tática de Barra do Garças, tenente-coronel Andréia Vital, relembrou a trajetória da sargento PM Macaúba, na qual teve a oportunidade de trabalharem juntas.

"Hoje estou muito feliz por receber essa medalha. Eu tive um grande prazer de trabalhar com a sargento Macaúba, que era um exemplo de pessoa, de profissional. Então é uma medalha que me deixa muito lisonjeada pelo o que ela representou para policial feminina".

 

PM/MT – Liberdade FM

Imagens de Texto: Folha Max PM-MT