Alexandre de Moraes atende Lula e antecipa diplomação para dia 12 de dezembro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apressou a diplomação do presidente eleito e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

A diplomação estava marcada para o dia 19 de dezembro, agora o evento acontecerá no dia 12, às 14h, na sede do TSE, em Brasília.

Lula pediu para antecipar a data, em uma tentativa, segundo ele, de "arrefecer" os movimentos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que completou um mês, nesta quarta-feira (30).

No entanto, ao contrário, a inciativa pode tornar as manifestações ainda mais expressivas, diante da tentativa de "apressar" as coisas e calar o movimento.

O analista político e jornalista matogrossense Onofre Ribeiro já havia afirmado que "Alexandre de Moraes erra ao apagar fogo com gasolina".

 

O que é a diplomação?

Na cerimônia de diplomação, o TSE atestará que os candidatos à Presidência da República e à Vice-Presidência foram efetivamente eleitos e estão aptos a tomar posse nos cargos.

Os diplomas só podem ser entregues após o término do prazo de questionamento legal do resultado e de processamento final do resultado das eleições.

Os postulantes precisam ter o diploma em mãos para tomar posse dos cargos públicos para os quais foram eleitos. Candidatos que tiveram o registro indeferido não podem ser diplomados.

Os documentos são assinados pelo presidente do TSE, no caso do presidente e vice, e pelos TREs, nos estados para cargos de governador, senador, deputado federal e estadual ou distrital.

 

RepórterMT – Liberdade FM

Imagem de Capa: Igor Estrela (Metrópoles)