Isolada no Araguaia, uma das menores cidades do Mato Grosso comemora sua primeira ligação asfáltica

Figurando entre os 10 municípios com menor população de Mato Grosso, Novo Santo Antônio não ficou esquecido pelo Governo do Estado. Com apenas 2.700 habitantes, a cidade que emergiu à beira do Rio das Mortes, na região do Araguaia, a partir de assentamentos, ganhou no final do ano passado sua primeira ligação asfáltica com outro município.

Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), foram investidos mais de 65 milhões de reais para pavimentar 60 km até Serra Nova Dourada. Essa obra exigiu grande investimento por atravessar cerca de 25 km que ficam dentro de uma região que alaga durante o período das chuvas, como pode ser visto nas fotos.

Conforme o secretário de Obras de Novo Santo Antônio, Genivaldo dos Santos Silva, até a pavimentação da MT-322, a via chegava a ficar interditada por semanas durante as chuvas. “Agora, mais da metade do caminho até a BR-158 está pronto. O pior trecho, próximo à cidade de Novo Santo Antônio, está pavimentado”, disse Genivaldo.

Da BR-158, em Alô Brasil, até Bom Jesus do Araguaia, são 18 km, com obras de asfaltamento em andamento. De Bom Jesus do Araguaia até Serra Nova Dourada, são mais 22 km, ainda em estrada de chão. Ao todo, entre Serra Nova Dourada, onde chega a MT-322, até a BR-158, são 40 km, que fazem parte da rota criada pelo Governo do Estado para contornar a Terra Indígena Maraiwãtsédé, portanto, a pavimentação desse trecho também é prioridade.

Atualmente o município possui apenas dois mil hectares de lavoura destinados à produção de grãos, como soja e milho. Mas, com a chegada do asfalto em Novo Santo Antônio, até então com predominância da pecuária, com 60 mil cabeças de gado, já começam os negócios para conversão de pastagens em lavouras. Conforme Genivaldo, está ocorrendo muitas sondagens, tanto de arrendamento, quanto de compra de terras para a agricultura.

Para o prefeito Adão Belchior, a pavimentação da MT-322 vai beneficiar o aumento da produção agrícola, o que gera emprego e renda, mas principalmente o direito e de ir e vir para a população. “O governador Mauro Mendes tem investido muito em nossa região. Além da nossa estrada, também pavimentou a MT-020, entre Canarana e Paranatinga. Eu mesmo, quando preciso ir pra Cuiabá, agora saio de manhã e à tarde já estou na capital”, comemora o prefeito.

Liberdade FM Olhar Alerta