Água Boa realiza Sétima Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta sexta-feira (10), a 7ª Conferência Municipal de Saúde do Município de Água Boa que tem como tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Toda a população foi convidada a participar para debater os principais desafios e decidir as prioridades para a política de saúde, ajudando a projetar o amanhã de um novo dia, como proposto no tema deste ano.

O prefeito Dr. Mariano participou da abertura e reforçou a importância da participação coletiva para a construção de um SUS cada vez melhor, inclusive neste município.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vinícius Faria Junior e o Secretário de Saúde Mateus, realizaram palestras referentes ao tema central, reforçando que o SUS é o maior sistema público de saúde do mundo e que ele é de todos, sendo dever da população lutar pelas melhorias e fortalecimento do SUS, principalmente a Atenção Básica, fortalecendo a prevenção e promoção da Saúde.

No período da tarde, foram formados 4 grupos para discutir os eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde e o Ministério da Saúde, sendo elas “O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, e elaboraram propostas que foram votadas pelos delegados. As aprovadas serão agora enviadas para a Conferência Estadual.

Também no período vespertino foram eleitos 4 delegados, sendo 2 usuários do SUS, 1 representante dos Trabalhadores da Saúde e um da gestão, para participar da etapa estadual em Cuiabá.

A Conferência Municipal de Saúde é preparatória para a Conferência Estadual e Nacional, e tem por objetivo geral avaliar as ações desenvolvidas, e propor novas políticas públicas relacionadas à saúde no SUS que atendam as suas prioridades, apontando as diretrizes, ações, atividades e serviços com a finalidade de instrumentalizar o plano municipal de saúde e as leis orçamentárias da saúde.

A etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

 

ASCOM-AB – Liberdade FM