Novas câmeras de monitoramento começam a ser instaladas nas escolas estaduais de MT

O Governo de Mato Grosso começa nesta segunda-feira (24) a instalar as 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais, conforme anunciado pelas secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e Segurança Pública (Sesp-MT). As primeiras câmeras, ainda em fase de testes, serão colocadas em unidades escolares de Cuiabá. A ação faz parte do Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas e acontece nesta primeira etapa como fase de teste. 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca o compromisso em executar ações de segurança e proteção na comunidade escolar.

 

A instalação dos equipamentos faz parte do programa Vigia Mais MT, criado através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, com a finalidade de ampliar a cooperação técnica entre a Seduc e Sesp para fortalecer a segurança nas escolas da rede”, explica.

 

Os equipamentos contam com um sistema avançado de filmagem, rotação em 360 graus, zoom e reconhecimento facial, com a finalidade de auxiliar o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais nas unidades.

O Diretor Regional de Educação do polo de Cuiabá, Fábio Bernardo, acredita que a implantação das câmeras vai contribuir para uma resposta ágil nas ações.

 

A instalação desses equipamentos representa um avanço nas nossas tecnologias e na segurança dos nossos estudantes. É uma ferramenta que vai reforçar o monitoramento e a vigilância eletrônica das nossas escolas”, diz.

 

A diretora do Liceu Cuiabano, Layane Queçada Schultz, conta que na unidade estão sendo implantadas 16 novas câmeras para melhorar a eficiência do monitoramento dos corredores, entradas e áreas escolares.

 

Com as câmeras, os estudantes se sentem mais seguros”, relata a gestora, ressaltando a diferença que o monitoramento faz no dia a dia da comunidade escolar.

 

Layane ainda destaca o compromisso da Polícia Militar em realizar o policiamento na unidade. Segundo ela, as rondas são contínuas e ostensivas durante os turnos de funcionamento da escola.

Para a diretora Fábia de Melo, da escola Cesário Neto, as câmeras de monitoramento reiteram e garantem maior segurança e proteção aos estudantes, professores e funcionários. Para Fábia, além da segurança, as câmeras também contribuem na prevenção do bullying recorrente e fornece aos educadores uma ferramenta para monitorar e conciliar as questões disciplinares.

 

A instalação das câmeras na escola tem sido uma aliada, é uma tecnologia muito importante e imprescindível para a segurança da comunidade escolar”, pondera a diretora. Para ela, a presença da Polícia Militar através de rondas na escola, fortalece a comunidade, coíbe a violência e transforma o espaço em um ambiente seguro para todos.

 

 

Medidas de Segurança

Confira abaixo as medidas adotadas no Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas:

1 - Criação de uma central de atendimento:

Telefone: WhatsApp (ameaças)

(65) 9 9973-4429

190 – Perigo iminente

197 – Perigo iminente

- Investigação de todas as ameaças.

- Encaminhamento dos suspeitos para a central de flagrantes/DEA.

 

2 – Fortalecimento das rondas ostensivas escolares pela Polícia Militar;

 

3 – Limitação da abertura dos portões das escolas:

- Entrada e saída, mantendo os horários de aulas com a presença de todos os estudantes.

- Demais atendimentos mediante agendamento na direção das escolas.

 

4 – Instalação de 1.100 câmeras e botão de pânico na rede escolar no prazo de 60 dias em Cuiabá e Várzea Grande, e posteriormente nos demais municípios.

 

5 - Intensificação das técnicas de mediação escolar e circuitos de cultura de paz, em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

 

6 - Ampliação da campanha “Paz na Escola” através dos grêmios estudantis em toda a rede escolar.

 

7 – Aumento do quadro de profissionais psicólogos nas DREs.

 

 

 

Seduc-MT — Liberdade FM