INDEA inicia campanha de atualização de estoque de rebanhos nesta segunda-feira (1º)

Os produtores rurais de Mato Grosso precisam atualizar o estoque de rebanho bovino junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), a partir desta segunda-feira (01.05), até o dia 31 de maio. Esse procedimento é obrigatório e substitui a vacinação contra a febre aftosa, que não é mais necessária em 2023, após 40 anos de imunização.

Além do número de bois, os produtores rurais de outras dez espécies (búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, abelhas e peixes) também precisam fazer a comunicação da quantidade de animais na sua propriedade junto ao Indea.

A partir da próxima segunda-feira (08.05), o produtor rural que não fizer a comunicação não conseguirá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo impedida a comercialização dos animais, exceto se for para abate. Também existe a previsão de outras penalidades, como aplicação de multas para aqueles que não realizarem a comunicação dentro do prazo.

É possível ir pessoalmente ao escritório do Indea mais próximo e realizar a atualização do rebanho e dos dados cadastrais. O produtor rural pode também optar em fazer a comunicação de estoque pela internet, no módulo do produtor.

O Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Integrado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, para que o produtor tenha acesso ao módulo do produtor está disponível no site do Indea, neste link aqui

O termo deve ser levado ao Indea para obter o login e senha de acesso.

Liberdade FM - INDEA MT