TSE determina perda de mandato de Deltan Dallagnol

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR). A decisão ainda é passível de recurso, mas a Justiça Eleitoral determinou que o parlamentar seja afastado do cargo imediatamente. A decisão saiu na noite desta terça-feira (16).

O relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, entendeu que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador para escapar de eventual punição administrativa, o que o tornaria ficha suja e, consequentemente, inelegível.

O processo teve origem após pedido de cassação da candidatura de Deltan apresentado pela federação composta por PT, PCdoB e PV.

 

Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato foi o deputado federal mais bem votado do Paramá, recebeu 344.917 votos, 5,63% do total. Na decisão, o TSE determinou que os votos sejam destinados ao partido de Deltan.

Deltan Dallagnol afirmou na noite desta terça-feira (16) que o "sentimento é de indignação com a vingança". Na nota em que se posiciona, Dallagnol diz que a decisão do TSE, "com uma única canetada", calou "344.917 mil vozes paranaenses".

Confira a íntegra do posicionamento de Deltan Dellagnol:
"344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite [terça-feira (16)] com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça. Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro."

 

Luiz Carlos Hauly assumirá vaga de Dallagnol
 

Economista e professor, Hauly exerceu o cargo de deputado federal por sete mandatos e já atuou como Secretário Estadual da Fazenda do Paraná.

Após a cassação por unanimidade do mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), quem assumirá a vaga na Câmara dos Deputados é o seu primeiro suplente Luiz Carlos Hauly (foto), que recebeu 11.925 votos nas eleições de 2022.

Economista e professor, Hauly exerceu o cargo de deputado federal por sete mandatos e já atuou como Secretário Estadual da Fazenda do Paraná.

Liberdade FM - Água Boa News