Colheita da safrinha de milho em Querência é estimada em 100sc/ha, mas ataques da cigarrinha do milho podem mudar números

A expectativa inicial de média de produtividade para o cereal é de cerca de 100 sacas por hectare, mas este número pode mudar, uma vez que houve ataques da cigarrinha do milho

As áreas de milho irrigadas em Querência, no Mato Grosso, já começaram a ser colhidas. Segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Gilmar Reinoldo Wentz, cerca de 25% destas áreas já passaram pelo processo. O milho plantado em áreas de sequeiro, entretanto, começará a ser colhido no final de maio, mas o trabalho no campo deverá ganhar ritmo na primeira quinzena de junho, conforme aponta Wentz.

A expectativa inicial de média de produtividade para o cereal é de cerca de 100 sacas por hectare, mas este número pode mudar, uma vez que houve ataques da cigarrinha do milho. “Os estragos causados pela cigarrinha a gente só vai conseguir contabilizar quando for feita a colheita”, afirmou.

O clima contribuiu para o desenvolvimento das plantas, e as últimas chuvas ainda deixaram alguma umidade no solo, o que ajuda, já que as precipitações mais generalizadas cessaram. “Há ainda uma parcela do milho em maturação, já que 25% das áreas foram semeadas mais tarde, fora da janela ideal, e ainda precisam de água”, disse.

Sobre as negociações, assim como em muitas áreas do Brasil, Wentz conta que os produtores ficaram reticentes em realizar negócios antecipados quando a saca do milho ainda era cotada a R$ 60,00, e que agora, com as quedas intensas, “muitos produtores não vão conseguir fechar a conta”. 

Liberdade FM - Notícias Agricolas