Secretário de Saúde Jader Bahia concedeu entrevista na Liberdade FM
12/02/2020 17:15 em Novidades

O entrevistado desta manhã de segunda feira 10/02 na Liberdade FM às 7:30h foi o Secretário Municipal de Saúde de Água Boa, Jader Bahia.

Vários assuntos relevantes foram apresentados na ocasião e destacamos alguns abaixo.

- A Prefeitura Municipal de Água Boa, através da Secretaria Municipal de Saúde comunica a toda população que estará realizando em parceria com Hospital do Câncer de Mato, a 10ª Campanha de Prevenção contra o Câncer no município. Até o dia 04/03 será realizada as triagens nas Unidades dos Bairros e no dia 06/03 (Sexta feira), será o dia da Campanha no Centro Municipal de Saúde- Localizado na Av: Tropical- CENTRO ll.

- A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2020 começou neste dia 10/02 para alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença. O DIA D de vacinação será neste sábado DIA 15 em todo o Brasil, e Água Boa cumprirá seu papel.

- Falou também das METAS alcançadas em 2019, inclusive com elogios dos representantes do Tribunal de Contas do Estado que se fizeram presentes na reunião que aconteceu no dia 07/02 no município com os Secretários do Municipais abordando o (PDI), Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado. 

- O Secretário de Saúde Jader Bahia fez questão de agradecer toda sua equipe de trabalho pelo empenho desenvolvido no ano de 2019 e de público reforçou a continuidade da excelência dos atendimentos neste ano de 2020.

- Finalizou abordando o assunto do retorno da obra da UPA-Unidade de Pronto Atendimento, cuja assinatura para a liberação da Obra já foi feita, segundo o Secretário.

Saiba mais sobre a UPA- Água Boa 

Em relação ao prédio da UPA, o que foi feito foi uma readequação da rede física que através do Decreto Presidencial nº 9.380 de 22 maio 2018, e também da Portaria Ministerial nº 3583 de 05/11/2018 do Ministério da Saúde. Prevê a solicitação de proposta de readequação da rede física, ou seja, um prédio de UPA que o município através da demonstração de planejamento não for utilizado como como UPA, pode ser destinado para outros fins dentro da Saúde.

Isso foi o que o município fez através de uma solicitação de 09/04/2019, onde foi requerida a readequação deste prédio, visto que o processo de financiamento da UPA ao longo desse tempo sofreu várias alterações e inviabilizando o projeto em nosso município, ficando muito caro manter uma estrutura como essa na cidade. Após vários envios de documentação e prestações de conta do que já foi feito ou não, o Ministério da Saúde através do Despacho nº 63, de 27 dezembro de 2019, em sua decisão aprovou a readequação solicitada, ou seja, o imóvel originalmente pactuado que seria uma UPA agora será destinada a uma Unidade Básica de Saúde onde será instalada o PSF - Universitário, deixando de pagar aluguel e tornando-se uma unidade padrão. 

O local também uma abrigará a unidade de reabilitação das especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia ambulatorial, dando mais comodidade e ampliando a capacidade de atendimento com mais box, salas privativas e outros espaços.

A unidade da Vigilância Sanitária e Ambiental também será realocada na UPA.

O prédio que antes foi pactuado como UPA será ampliado e terá cerca de 40 servidores utilizando o imóvel para fins da saúde.

Matéria Liberdade FM

 

COMENTÁRIOS