“Estabilização está em patamar alto; não estamos em declínio”, afirma secretário

Mais de mil casos da Covid-19 são confirmados diariamente em Mato Grosso pela Secretaria de Saúde

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que Mato Grosso ainda não tem um declínio substancial de novos casos da Covid-19. Segundo ele, as confirmações se estabilizaram, mas em um patamar alto.

 Conforme dados da própria Pasta, o Estado vem registrando mais de mil casos por dia. No boletim da última sexta-feira (28), foram notificadas 1.750 novas confirmações e 39 mortes.

 “Esta estabilização se faz em um patamar alto. Ainda temos mais de mil casos todos os dias. Por isso, é importante que a população entenda que ainda não estamos em um declínio substancial”, afirmou ele em conversa com a imprensa, nesta semana.

“A nossa variação de declínio é pequena, mas gradativa. Vamos viver com esse problema por mais algum tempo, até que se tenha uma vacina. Portanto, não podemos relaxar de forma total”, acrescentou.

Segundo Figueiredo, o aumento do número de casos também se dá devido à ampliação de testes da Covid feita pelo Governo do Estado. Nas últimas semanas, o Executivo distribuiu mais de 300 mil testes aos 141 municípios.

“Ou seja, se amplia o diagnóstico, obvio que teremos um maior número de casos oficialmente confirmados”, disse ele.

“Então, é importante que quem pode ficar em casa, fique. Principalmente para proteger as pessoas que fazem parte do grupo de risco, com comorbidades, até que tenhamos uma vacina à disposição da população”, completou.

 

Liberdade FM / Mídia News