Água Boa - Escola Estadual 9 de Julho anuncia retorno das atividades escolares

Suspensas desde março de 2020 em função da pandemia, as aulas em todo Estado de Mato Grosso retornaram, remotamente, no dia 03 de agosto.

Desde então, a Escola Estadual 9 de Julho tem buscado continuar oferecendo o ensino de qualidade para seus jovens e adultos matriculados.

As aulas estão acontecendo em seus horários normais, através da plataforma Microsoft Teams e cada turma conta ainda com um grupo de WhatsApp por onde os docentes estão dando todo assessoramento possível.

Para os alunos sem acesso à internet ou com dificuldade de acesso em função de problemas técnicos, a escola tem oferecido o material apostilado impresso.

No mês de agosto foram entregues, no mesmo período da entrega do kit de alimentação escolar, quase 400 cópias impressas. No mês de setembro a entrega do material impresso está acontecendo desde o dia 01/09 e se estenderá até 09/09.

Neste mesmo período, os estudantes também devem devolver o material de agosto (respondido) e retirar a prova de diagnóstico. Essas ações acontecerão durante todo período de aulas remotas (que ainda não tem previsão de acabar): O estudante, nos primeiros dias de cada mês, retira o material apostilado mensal e devolve o material do mês anterior.

Apesar do grande esforço da equipe gestora, o número de acessos à plataforma somado ao número de a apostilas entregues, ainda é muito pequeno se comparado ao número de alunos matriculados na unidade escolar.

A Escola alerta sobre os danos no aprendizado dos alunos em função das faltas. Mais do que nunca, é preciso que haja o comprometimento de cada estudante e o apoio da família.

Não deixar de estar presente na vida dos filhos é um dever dos pais expresso no art. 129, inciso V, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual não deixa dúvidas quanto sua obrigação de acompanhar frequência e aproveitamento escolar dos filhos.

Assim, o mero colocar na escola, como estabelece o art. 55 do ECA, não tira a obrigação dos pais de garantir a permanência, bem como em observar e participar da evolução escolar da criança ou adolescente, avaliando seus progressos individuais e estimulando-os para que o estudo seja-lhes rendoso.

Em tempos de pandemia, o lar também se torna escola e o acompanhamento e a motivação por parte dos responsáveis, se tornam mais que necessários.

Equipe Gestora da Escola Estadual 9 de Julho

 

Liberdade FM / Notícias do Arguaia