Economia brasileira cresceu 0,6% em outubro, segundo FGV

Perdas acumuladas de 2020 ainda não foram recuperadas

A economia brasileira registrou alta de 0,6%¨em outubro na comparação com setembro. O resultado está no Monitor do PIB, divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas. Frente ao mesmo mês de 2019, no entanto, o Produto Interno Bruto apresentou queda de 2,7%.

De acordo com a FGV, nos três meses encerrados em outubro, houve alta de 6,4% frente ao trimestre anterior. Já na mesma na comparação com o mesmo período do ano passado, a atividade econômica recuou de 3,1%.

O coordenador da FGV responsável pela pesquisa, Claudio Considera, responsável pela pesquisa, disse que o crescimento de 7,7% do PIB no terceiro trimestre desse ano reverteu, em parte, a forte retração de 9,7% registrada entre abril e junho. Mas o ritmo de retomada acabou desacelerando em outubro, quando foi verificada a menor taxa mensal desde abril.

Os dados de outubro apontam que das doze atividades que compõem o PIB, apenas seis apresentaram resultado positivo tanto frente ao mês anterior como na comparação anual.

Segundo Cláudio Considera, os resultados são reflexo do fraco desempenho dos dois principais componentes da demanda: o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo.

O economista da FGV explicou que mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento, o crescimento observado ainda é insuficiente para trazer o consumo para o plano positivo.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br