Polícia Civil destaca papel crucial no enfrentamento à violência doméstica em palestra

Na manhã de quinta-feira (21/03) a Escola Municipal Coronel Wanick, localizada no Distrito do Culuene de Canarana, recebeu uma palestra educativa ministrada pelo Delegado de Polícia Dr. Flávio Leonardo Santana Silva, com o intuito de conscientizar os alunos do ensino médio sobre a importância da Lei Maria da Penha, os instrumentos de proteção à mulher e o papel da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica.

Com uma abordagem didática, o Delegado Flávio Leonardo iniciou sua palestra contextualizando a criação da Lei Maria da Penha como uma resposta do Estado brasileiro à necessidade de proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. Ele destacou os principais pontos da legislação, enfatizando os direitos das mulheres e as medidas de prevenção e punição aos agressores.

Durante a apresentação, foram discutidos os diversos instrumentos de proteção à mulher previstos na lei, como as medidas protetivas de urgência, que visam garantir a segurança das vítimas e de seus familiares. O Delegado ressaltou a importância dessas medidas na prevenção de casos de violência doméstica e na promoção da igualdade de gênero.

Além disso, o Dr. Flávio Leonardo abordou o papel crucial desempenhado pela Polícia Civil no combate à violência doméstica, destacando a importância da capacitação dos agentes policiais para lidar com casos sensíveis e da implementação de políticas de prevenção e sensibilização nas comunidades.

A palestra foi seguida pela discussão de questões como a importância da denúncia de casos de violência doméstica, os desafios enfrentados pelas vítimas na busca por ajuda e as formas de combate ao machismo e à cultura do estupro.

Ao final da palestra, o Delegado reforçou o compromisso da Polícia Civil em garantir a proteção e a segurança das mulheres e destacou a importância do engajamento de todos na luta contra a violência de gênero.

A palestra foi uma verdadeira lição de cidadania e direitos humanos, deixando claro que a educação e a conscientização são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Redação: Liberdade FM (Ascom)