Vacina da gripe x vacina da Covid: veja o que se deve saber antes de se imunizar

Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças explica que os grupos prioritários devem seguir o intervalo correto entre a vacinação da Covid-19 e da Influenza

Está acontecendo em Barra do Garças a primeira etapa da Campanha Nacional contra Influenza (gripe). Neste primeiro momento, o grupo prioritário para a imunização inclui crianças acima dos seis meses e com menos de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e povos indígenas.

O município recebeu 2.110 doses para esta primeira etapa, que segue até o dia 10 de maio.

Anualmente, é comum que a companha seja iniciada pelo grupo do idosos, mas, neste ano, por conta da vacinação da Covid-19 eles foram transferidos para a segunda etapa, a fim de evitar a confusão entre os calendários das duas vacinações, além de colaborar com o intervalo de tempo mínimo entre cada vacina.

Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde, o município está priorizando à vacinação contra a Covid-19 nos grupos prioritários que estão incluídos nas duas campanhas, como idosos e profissionais da saúde, desta forma, as pessoas que fazem parte deste grupo devem obedecer um intervalo de 14 dias após aplicação da 1° e 2° dose da vacina contra a Covid-19, para assim tomar a da Influenza.

A orientação segue a recomendação do Ministério da Saúde, que solicita o intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra, em razão de não haver estudos que garantam a segurança e interferência da eficácia das vacinas em situações como essa.

A campanha de vacinação contra a gripe está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). As unidades funcionam das 7h às 17h, somente fechadas para o horário de almoço, sendo das 11 às 13h.

Etapas da Campanha da Gripe  

12/04 a 10/05 

Crianças (seis meses a menores de seis anos) 

Gestantes 

Puérperas 

Povos indígenas 

Trabalhadores da Saúde 

11/05 a 08/06 

Pessoas acima de 60 anos 

Professores 

09/06 a 09/07 

Comorbidades 

Caminhoneiros 

Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso 

Trabalhadores Portuários 

Forças de Segurança e Salvamento 

Forças Armadas 

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade 

População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Olho no Araguaia - Semana7