Inflação tem alta de 0,83% em maio e acumula taxa de 8,06% em 12 meses

A inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo avançou 0,83%, em maio, maior taxa para este mês em 25 anos. Com isso, o índice acumula alta de 3,22% em cinco meses, bem próximo da meta estabelecida pelo Banco Central para 2021, que é de 3,75%.  Em doze meses, a taxa chega a 8,06%.

De acordo com o gerente da pesquisa Pedro Kislanov, aumento nos preços foi verificado em todas as categorias pesquisadas pelo IBGE, mas o maior impacto veio do grupo habitação, que teve a maior variação ao subir 1,78%.

Também se destacam os aumentos de 0,76% do grupo de saúde e cuidados pessoais, principalmente por causa da alta de 1,47 nos produtos farmacêuticos, e de 0,44% dos alimentos e das bebidas, que têm grande peso nos gastos das famílias.

As quedas nos preços das frutas e da cebola ajudaram a desacelerar o custo da alimentação no domicílio, o que, no entanto, foi compensado pela alta de 2,24% nas carnes que já subiram 38% nos últimos 12 meses.

Por outro lado, as altas nos preços dos lanches e das refeições deixaram a alimentação fora do domicílio 0,98% mais cara. De acordo com o gerente do IBGE, isso pode ser explicado pelo encarecimento dos ingredientes, como as carnes, mas também pela flexibilização de medidas restritivas, o que gerou mais demanda.

Liberdade FM - Rádioagência Nacional