Maioria dos casos de coronavírus em Querência está em fazendas, aponta boletim

Dos 51 infectados no município, 11 são prestadores de serviços em fazendas, oito caminhoneiros e três pessoas dos setores de transportes diversos, dentre outros.

Importante produtora de soja, milho, arroz e gado de corte na região do Araguaia, a principal fonte de renda de Querência (a 961 km de Cuiabá) vem do agronegócio. Isso é um dos fatores que pode explicar a maior incidência de casos de Covid-19 no município entre trabalhadores das atividades do agro e de transporte, consideradas essenciais durante a pandemia.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Querência (SMS), 51 pessoas foram infectadas e um óbito registrado até o momento. As informações foram liberadas nesta segunda-feira (8).

A SMS também divulga o perfil das pessoas que contraíram o vírus na cidade, dentre os casos positivos, 30 são homens e 21 mulheres. De acordo com a categoria de trabalho dos pacientes, a maioria são prestadores de serviços de fazendas, sendo 11 infectados.

Em seguida, aparecem na lista pessoas que trabalham com o comércio em geral, são oito contaminados. Oito motoristas de caminhão e outras três pessoas dos setores de transportes diversos estão com a doença.

Crianças e donas de casa também estão entre os casos confirmados com quatro cada. A lista segue com dois indígenas, um profissional da saúde, um trabalhador rural, um operador de máquinas, um atendente de posto de combustível, um trabalhador da área educacional, dentre outros.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde por telefone para averiguar se há alguma medida preventiva específica para esse público mais vulnerável a infecção viral, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

O número de casos confirmados pode aumentar nos próximos dias, pois 61 suspeitas ainda aguardam resultados dos exames laboratoriais. Três pacientes que testaram positivo para a Covid-19 não são residentes de Querência, dois deles são caminhoneiros.

Secretaria Municipal de Saúde de Querência

covid querencia

 

A distribuição dos casos por localidade indica que as fazendas lideram com 12 confirmações, em seguida o Morada do Sol com oito, Setor H com seis, Setor B e Nova Querência com quatro cada. 

Ainda de acordo com as informações no boletim, 25 pacientes estão recuperados. Duas pessoas estão internadas em enfermarias e uma em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Funcionamento do comércio

Em Querência somente segmentos essenciais estão funcionando. De acordo com o novo decreto que entrou em vigor no sábado (6), foi determinado o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes, espetinhos, sorveterias, conveniências e similares, ainda que em sistema de plantão, casas de shows, boates, ginásios, salão de beleza e estética, cabeleireiro, manicure e pedicure, supermercados, academias, missas, cultos e outros estabelecimentos que realizam eventos ou aglomerações de pessoas, das 21h até as 5h do dia seguinte.

O estabelecimento comercial ou a pessoa física que descumprir as normas contidas no decreto municipal, ficará sujeito à cassação do alvará de funcionamento e ao fechamento do mesmo, além das penalidades previstas no Código Penal.

As equipes de saúde e forças de segurança do município intensificaram as ações de fiscalização contra aglomerações no município. Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver os carros dos servidores encarregados por fiscalizar comércio e população em geral fazendo ronda pelas ruas da cidade.

Ainda nesta semana, foi divulgado que o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, e o vereador Telmo Brito testaram negativo para o Covid-19. O teste rápido foi necessário após os dois cumprirem agenda oficial em Cuiabá. Eles participaram da reunião com o Governador do estado, Mauro Mendes, que recentemente testou positivo para o novo coronavírus.

Ambos não apresentam sintomas da doença e estão tomando os devidos cuidados recomendados pelos especialistas em saúde, como lavar as mãos constantemente com água e sabão, uso de álcool em gel e máscara.

Fonte: semana7.com.br